Desporto

Embaixador foi ao Cazenga FRANÇA USA O DESPORTO FEMININO PARA ELIMINAR AS DESIGUALDADES

Escrito por figurasnegocios

A Embaixada da França em Angola, encerrou recentemente, em Luanda, com êxito – usando o basquetebol feminino – a iniciativa para a redução das desigualdades de género e o empoderamento das mulheres, através da prática deste desporto. O evento teve lugar, em Luanda, na sede do Clube “Escola Desportiva Formigas, localizada no bairro Cazenga”, foi lançada em Julho de 2021.

Por: António Félix/ Fotos: Arquivo NET

Foi uma iniciativa que reuniu vários projectos financiados pela Embaixada da França em Angola (Fundo de Solidariedade para Projectos Inovadores “Basquetebol como vector de autonomia social e educacional para raparigas em Angola (BASE-F)”), Agência Francesa de Desenvolvimento (Projecto “Basquetebol, uma alavanca de acção para a juventude angolana”) e um grupo de empresas presentes em Angola (TotalEnergies, Castel, Air France, Eurostral, Dimassaba).

A iniciativa foi também apoiada pela Academia Tony Parker Adequat (TPAA), sediada na cidade de Lyon ( França). Esta antiga estrela internacional do basquetebol, Tony Parker, decidiu apoiar pessoalmente as acções planeadas.

A iniciativa beneficiou, em primeiro lugar, o Clube “Escola Desportiva Formigas do Cazenga”, uma entidade escolhida com base na elevada qualidade do seu trabalho desportivo e social, na sua importância para toda a comunidade do Cazenga, e no envolvimento voluntário de todas as suas equipas.

Para além do desenvolvimento das estruturas e actividades do clube, a iniciativa incluiu, também, um enfoque no acolhimento de jovens desportistas em França, no âmbito das estruturas ligadas a Tony Parker.

Finalmente, acções para promover mais globalmente o basquetebol em áreas urbanas, nomeadamente através do desenvolvimento do 3-on-3, a prática regular do desporto e investimentos em infra-estruturas sustentáveis para o desporto foram também implementadas durante o projecto.

Entre todas as acções implementadas pelo projecto, as mais importantes são o acompanhamento e apoio à formação desportiva dos treinadores de basquetebol do clube Formigas de Cazenga, prestada pela ASVEL, sob a forma de patrocínio como a visita de Tony Parker ao Clube Formigas de Cazenga em Luanda, em Abril de 2022 2.

Contou também a organização de várias actividades extra-desportivas pelo Clube Formigas, em conjunto com a Aliança Francesa de Luanda, todos abertos a atletas e ao público mais vasto do clube e do distrito do Cazenga ( como noites de cinema, acções de limpeza de praias, workshops de sensibilização sobre os temas da igualdade de género, conservação ambiental, saúde e nutrição das mulheres) e a criação de cursos de francês para os jovens jogadores do clube.

Destaca-se ainda a identificação de jovens atletas com grande potencial e formação, em França, de uma jogadora do clube com excelentes resultados desportivos, nomeadamente Sara Caetano, hospedada pela ASVEL, desde 15 de Agosto de 2020, sendo a sua estadia paga pela TotalEnergies.

Há a registar ainda, a Mobilidade em França, e troca de experiências, organização de uma estadia para 18 pessoas do clube (incluindo 11 jogadores) para uma semana de formação e imersão no clube ASVEL e na Academia Tony Parker em Lyon.

Finalmente a plantação de árvores, criação de um mural artístico pela Aliança Francesa de Luanda, e criação de uma biblioteca com o apoio da empresa Castel.

Para testemunhar o acto, no Cazenga, marcou presença embaixador francês, Daniel Vosgien, dando assim ouro peso e importância a iniciativa que contou com o suporte do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros através da mobilização das embaixadas francesas no estrangeiro e dos departamentos, regiões e comunidades ultramarinas.

Trata-se, de resto, de um acontecimento onde se evidenciam as capacidades de harmonia e vontade de fazer o desporto possui para aproximar as pessoas através da energia dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A primeira edição aconteceu em 2022, com a intervenção de 44 postos diplomáticos e territórios ultramarinos e mais de 8.000 participantes de de 116 países.

Um total de 128 embaixadas, consulados, representações permanentes da França participarão neste revezamento, organizando eventos desportivos com duração de uma hora. A estafeta teve início na Nova Zelândia, viajou pela Oceânia, Ásia, Europa, África e América, antes de terminar no Pacífico, na Polinésia Francesa.

Além do embaixador testemunharam o acto o presidente cessante da FIBA África para Zona VI, Paulo Madeira, Nacissela Maurício, vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol, o antigo internacional angolano Victor Muzadi, além de outras entidades.

Daniel Vosgien considerou que que a actividade decorreu na sede daquela agremiação fruto da parceria existente entre as duas instituições,. Por outro lado, marcou também o fim do projecto de parceria entre ambos, com a  Academia do Clube Asvel Lyon de França do ex-jogador da NBA Tony Parker e empresas privadas em Angola.

“A experiência com o Clube Formigas do Cazenga foi significante, deu a possibilidade de incluir as meninas na sociedade além da possibilidade de ascenderem profissionalmente, como ficou provado com a internacional angolana Sara Caetano é uma referência no Asvel Lyon”, começou por explicar.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário