Mundo

Guerra na Ucrânia RÚSSIA ANEXA REGIÕES e UCRÂNIA REAGE COM FORÇA

Escrito por figurasnegocios

Kremlin cosidera que qualquer ataque aos territórios anexados será considerado um ataque à Federação russa. O presidente russo Vladimir Putin assinou no passado dia 30 de Agosto a anexação de quatro regiões do território ucraniano à Rússia, nomeadamente Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, em grande parte ou parcialmente ocupadas por forças russas ou apoiadas pela Rússia.

“Existem quatro novas regiões russas”, disse Putin, durante a cerimónia feito para a anexação. “As pessoas que vivem nessas quatro regiões estão se tornando nossos cidadãos para sempre”, acrescentou. A região equivale a praticamente um quinto da Ucrânia. O movimento de Putin aconteceu em uma cerimónia especial no Kremlin, na capital russa de Moscou.

A anexação acontece após os chamados referendos realizados por autoridades apoiadas pela Rússia no leste e sul da Ucrânia sobre a adesão à Rússia. “As pessoas fizeram sua escolha clara”, disse Putin, nesta sexta-feira (30). “A escolha das pessoas para fazer parte da Rússia está predicada na história”, acrescentou. “As pessoas foram separadas de sua pátria quando a União Soviética se rompeu”, afirmou Putin. “A Rússia não busca trazer a União Soviética de volta”, completou.

O presidente russo ainda disse que o governo ucraniano deve “respeitar a vontade das pessoas”. Além disso, afirmou que a Rússia defenderá suas terras “com todos os meios” e trabalhará para “aumentar a segurança nas novas regiões”.

A assinatura de Putin dá início ao processo formal de absorção das áreas da Ucrânia em questão. Na quinta-feira (29), Putin assinou outros decretos, reconhecendo a independência das regiões ocupadas de Kherson e Zaporizhzhia – uma formalidade necessária antes de serem anexadas.
Os líderes ocidentais viram a decisão de Putin de identificar Donetsk e Luhansk no início de Fevereiro como um ataque à soberania ucraniana que serviu de pretexto para a guerra. Dias depois, Moscou lançou seu ataque militar a Kiev. A Rússia reconhecerá como território próprio a totalidade dentro de suas fronteiras declaradas desde 2014, disse o Kremlin à CNN.

As leis das auto-proclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk estabelecem que suas fronteiras são as de todas as regiões dos estados ucranianos de Donetsk e Luhansk. As forças ucranianas actualmente controlam cerca de 40% da região leste de Donetsk.

Quando perguntado se os territórios da República Popular de Donetsk (DPR) que estão actualmente sob o controle da Ucrânia também serão considerados parte da Rússia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que sim, e será todo o território reconhecido desde 2014 pelos russos.

O território da RPD que actualmente não é controlado pelo exército russo “terá que ser liberado”, acrescentou Peskov. Peskov não pôde dar uma resposta imediata sobre Kherson e Zaporizhzhia, as duas outras áreas onde os chamados referendos foram realizados, acrescentando: “Preciso confirmar isso.”

O Kremlin disse que ataques contra qualquer parte da faixa da Ucrânia que o presidente Vladimir Putin assinou a anexação serão considerados agressões contra a própria Rússia, acrescentando que a Rússia lutará para tomar a totalidade do território ucraniano da região leste de Donbass.

Questionado por repórteres se um ataque da Ucrânia aos territórios que a Rússia reivindica como sua terra seria considerado um ataque à Rússia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: “Não seria outra coisa.”

Putin disse, recentemente, que estava disposto a usar armas nucleares, para defender a “integridade territorial” da Rússia.Os detalhes exactos da anexação da Rússia não estão claros, mas parece que a Rússia está reivindicando cerca de 109 mil quilómetros quadrados (42.000 milhas quadradas) de território ucraniano, ou cerca de 18%, além da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.

Se a Rússia pudesse estabelecer o controle sobre toda a área que reivindica, Putin teria anexado cerca de 136.000 quilómetros quadrados ou mais de 22% da Ucrânia, cujas fronteiras a Rússia reconheceu em um tratado após a queda da União Soviética.

Mas as forças russas não controlam todo esse território. Mesmo enquanto Putin se preparava para anunciar oficialmente o início da anexação, as forças ucranianas cercaram a fortaleza russa de Lyman, no norte da região de Donetsk.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário