Figuras de Cá

Figuras de Cá – Edição nº215

João Lourenço
DIVISÕES NO MPLA

O Presidente do MPLA, João Lourenço, precisa de arranjar alternativas para destruir a tendência de divisão do partido da situação que ganhou as eleições gerais de Angola. Desde que José Eduardo dos Santos saíu da presidência do país e do partido,as makas agudizaram-se na cúpula e o líder actual não pode relaxar, porquanto o MPLA e os seus militantes sabem da responsabilidade que se exige do partido – charneira do país.


Luísa Rogério
JORNALISMO ACTIVO

Presidente da Comissão da Carteira e Ética dos jornalistas,Luísa Rogério imprime dinâmica e disciplina ao órgão ao ponto de jornalistas que receberam a carteira profissional e não têm ética são admoestas ou sancionados duramente, de acordo com as normas vigentes. Esta prática reclamava atenção ao jornalismo que se presta em Angola, porquanto muitos profissionais fazem “furos” na profissão nomeadamente na apresentação pública de publicidade ou transformando-se em mestres de cerimónias nas actividades políticas.


Manuel Fernandes
DECEPÇÃO

O Presidente da coligação Casa-CE, Manuel Fernandes, teve um discurso nada cativante ao eleitor e, por isso mesmo, a coligação (constituída por 5 partidos pequenos) vai (deve) rever os trabalhos de casa para alcançar votos suficientes do eleitorado.E atenção às autárquicas, senhores políticos.


Esperança Costa
ESTREANTE

Esperança Costa vai integrar o governo de João Lourenço como vice-Presidente, como estreante da política activa ao mais alto nível do executivo. Docente universitária, Esperança Costa experimentou a função de governante como Secretária de Estado das Pescas e, agora,como adjunta do Presidente da República vai tratar de dossiês importantes desde a política aos assuntos sociais,claramente delegados pelo Presidente da República. Parabéns Esperança Costa, a primeira mulher que chega ao topo da governação de Angola, como vice-presidente.


Carolina Cerqueira “martelo”
FEMININO

Carolina Cerqueira foi à Assembleia Nacional para assumir a Presidência do órgão de soberania mais representativo do povo em substituição de Fernando Dias dos Santos . Angola passa a ter ,pela primeira vez na história, uma mulher à frente dos destinos da nossa Casa-Mãe da democracia. Ex- ministra da Comunicação Social, cultura e ultimamente ministra de Estado para o Sector Social, Carolina, a antiga jornalista de rádio, é um dos trunfos de João Lourenço na condução da política nacional para os próximos cinco anos.


Tchizé dos Santos
BRIGA INFANTIL

Antiga deputada pelo MPLA na Assembleia Nacional no tempo do seu pai, José Eduardo dos Santos, desancou João Lourenço como substituto do ex-Presidente da República e aliou-se a Adalberto Costa Júnior, da Unita. Ao que se diz, terá mesmo financiado a campanha eleitoral do partido do “Galo Negro”. Será? Em bom rigor, Tchizé abandonou o MPLA, acusou e insultou infantilmente o Presidente do MPLA e da República por raiva de não aceder de benesses do tempo do seu pai. Tchizé dos Santos e os seus insultos estão no exterior a passear-se como influencer.
E depois,Tchizé?


Makuta Nkondo
DESEMPREGADO?

É verdade! Makuta Nkondo é desempregado político porque integrou o grupo parlamentar da Casa-CEE concorrente nas últimas eleições gerais realizadas em Angola no passado mês de Agosto. Ao contrário do que previa este experimentado político, a sua coligação não conseguiu arrecadar a percentagem suficiente para conquistar, sequer, um único assento no Parlamento. Makuta Nkondo,o deputado que cita provérbios bakongos na Assembleia Nacional, já integrou a bancada parlamentar da Unita e na política activa foi também militante do MPLA e da FNLA.Como jornalista, foi da Angop e assinou textos em diferentes órgãos da imprensa tal como na extinta revista “Comércio Externo”.


JES
memórias

O povo de Angola prestou um tributo louvável ao antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos no velório em sua memória. Distintos convidados estrangeiros entre os quais despontam chefes de Estado e de governos de África, Europa e América assistiram a cerimónia fúnebre em 28 de Agosto por José Eduardo dos Santos que morreu em Espanha em 8 de Julho.


Gustavo Costa
ATÉ SEMPRE!

Gustavo Costa, jornalista e companheiro de longa data de Victor Aleixo, desde o tempo em que estiveram a trabalhar no Jornal de Angola, morreu subitamente num hospital de Luanda em véspera de viajar para o exterior do País, à procura da cura da doença de que padecia. A sua morte deixou-nos tristes e magoados, pela perda do excelente jornalista como é o Gustavo que trabalhou em diferentes, órgãos de informação nacionais e internacionais, destacando-se o semanário português Expresso. À sua família, à esposa e filhos apresentamos o nosso sentimento de pesar.


Akwá
CERTEZAs

O castigo imposto pela FIFA ao futebolista angolano Akwá pelas desavenças com o seu antigo clube, no Katar,é considerado nulo pela federação internacional e o angolano vai decidir o seu presente e futuro.Em princípio, Akwá pode não jogar em algum clube devido a sua inactividade, pois o diferendo com o seu clube não permitia que o fizesse. Ademais, a fadiga e o stress de longos anos levaram-no à frustração. Mas há vida para além dos campos de futebol… Para já, os seus fãs apontam-no como provável futuro presidente da Federação Angolana de Futebol.Ao atender ao apelo, Akwa pode candidatar-se ao trono da instituição que, bastas vezes, não atendeu a necessidade de o apoiar no diferendo com a sua equipa. Força Akwá!.


Florbela Malaquias
cheque-mate!

Florbela Malaquias, presidente do Partido Humanista, conseguiu nas eleições gerais dois deputados para a Assembleia Nacional; trata-se de uma oportunidade conseguida surpreendentemente e que a catapulta para o cimo da política nacional. Florbela, antiga militante da Unita, rompeu a sua relação com o partido do galo negro; é jornalista e jurista.


Adalberto/Vieira Lopes/Chivukuvuku
preparar para novos “rounds”?

A Unita reforçada pela Frente Patriótica Unida (Adalberto da Costa Júnior, Abel Chivukuvuku e Filomeno Vieira Lopes) perdeu as eleições gerais, não obstante os resultados animadores. Entretanto, não suplantou o seu eterno rival, o MPLA, que era o seu principal foco. Aproximam-se as eleições autárquicas e depois, em 2027, as eleições gerais. Conseguirá essa coligação oficiosa ganhar? Ou a estratégia conseguida acabou e cada um vai dirigir o seu partido?

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário