Carta do Editor

Edição nº215

Um extenso “Dossiê” sobre as eleições gerais em Angola marcam esta edição, em que damos nota de parte da história deste processo, desde 1992, até à realização das mais recentes disputas. O MPLA e o seu líder, João Lourenço, venceram com maioria absoluta as eleições e já se formou um governo para gerir o país nos próximos cinco anos.

O Chefe de Estado tomou posse e decidiu pela continuidade da “equipa vencedora e corajosa” , como disse, mas defendeu o escrutínio popular nas suas acções, alertou para que se trabalhe mais e se comunique melhor, não deixando de reiterar que o combate à corrupção é para prosseguir e com mais força.

A rubrica “Destaque” acomoda uma imensidão de textos relacionados com a morte de José Eduardo dos Santos, ocorrida em Espanha, aos 8 de Julho passado e o gravíssimo conflito de interesses instalado entre o clã Dos Santos antes, durante e depois do falecimento do ex-Presidente da República. Enfim, um “processo” que constituiu um teste de nervos ao próprio governo que acabou por se encarregar de tomar as rédeas do mesmo e, finalmente, realizar as cerimónias fúnebres de Dos Santos na sua Pátria,junto do seu povo. Siga de “A” a “Z” o que realmente se passou…
A situação na nossa vizinha República Democrática do Congo continua tensa, com o seu Presidente , Félix Tchissekedi, a tentar, a todo o custo liquidar o movimento rebelde encabeçado pelo M23 e a AD. Na rubrina dedicada à África, abrimos espaço a esta questão e outras como o facto de Teodoro Nguema apostar em mais um mandato dos seus longos anos de poder.

Enquanto isso, o cenário de guerra entre a Rússia e a Ucrânia obtém contornos cada vez mais suicidários. Saiba como o processo foi evoluindo, com a anexação de quatro territórios por Putin que deixa constantemente no ar a ameaça da entrada em cena de armas nucleares; um assunto para acompanhar na Página internacional, onde destacamos, igualmente, as eleições brasileiras e italianas realizadas recentemente. Ao longo desta edição, outras matérias ligadas à Cultura, ao Desporto, à Sociedade e à Moda, poderá ler, pelo que, caro leitor, desejamos-lhe, como sempre, uma boa leitura.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário