Saúde e bem Estar

PRINCIPAIS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, E COMO DETECTAR?

Escrito por figurasnegocios
Texto Dr. José Aldair Morsch *
Fotos Arquivo FN
As doenças respiratórias estão associadas às principais causas de morte ao redor do mundo. Por isso, é importante manter-se atento aos seus riscos e particularidades. Enquanto existem patologias de fácil tratamento, outras podem ser crônicas e exigir acompanhamentos mais longos, que em certos casos podem durar toda a vida. Elas podem afectar indivíduos de todas as idades, e são provocadas tanto pelo estilo de vida do paciente, quanto pela má qualidade do ar ou mesmo por fatores genéticos.
A seguir, entenda melhor o que são doenças respiratórias, seus tipos, quais as mais comuns, suas causas, diagnósticos, melhores opções de tratamento, meios de prevenção e muito mais.

O que são doenças respiratórias?

As doenças respiratórias, como o próprio nome indica, são aquelas que afectam as estruturas e os órgãos que fazem parte da região respiratória. Isso inclui: Faringe; Brônquios; Vias nasais; Laringe; Diafragma; Traqueia; Pulmões; Alvéolos.

Em geral, essas patologias provocam irritações e inflamações no sistema respiratório. A obstrução das vias áreas também é comum, e dificulta a respiração completa. Enquanto certas doenças respiratórias começam no nariz ou na traqueia, espalhando-se para outras regiões, outras acometem ou iniciam-se somente nos pulmões.

Além disso, também é comum que outros sistemas ou órgãos sejam atingidos, em especial a boca. Inclusive, certos medicamentos utilizados para o tratamento de doenças respiratórias podem ressecar a mucosa bucal, favorecendo a placa bacteriana, problemas como a gengivite e até infecções fúngicas.

A lógica contrária também é válida: certas doenças que atingem outros setores do organismo podem afetar os pulmões e o sistema respiratório, provocando as patologias respiratórias e agravando seus riscos.

A complexidade e os diferentes fatores associados a esse tipo de problema só reforçam o quanto é fundamental ficar atento aos seus sintomas, correto tratamento e principais meios de prevenção. Saiba mais ao longo do artigo.

Quais são os tipos de doenças respiratórias?

As doenças respiratórias são classificadas de acordo com o seu padrão de duração. Elas podem ser:

Agudas: que começam rapidamente, demandam um tratamento curto e podem ser curadas em, no máximo, três meses;

Crônicas: que iniciam gradualmente, exigem remédios e tratamentos prolongados e duram mais de três meses (podendo, inclusive, prolongar-se por toda vida).

Vale relembrar que, além das causas externas, as doenças respiratórias também podem ser genéticas. Isso significa que algumas pessoas já podem nascer com elas. O exemplo mais comum desse tipo de situação é a asma.

Já as patologias agudas podem surgir por diferentes fatores (que explicarei adiante), mas as mais comuns são as infecções respiratórias.(…)

Principais doenças respiratórias crônicas

Normalmente, as doenças respiratórias crônicas atingem o pulmão e são ligadas a inflamações de longa duração. Indivíduos expostos à poeira, poluição, fumantes e alérgicos estão no grupo de risco.

As principais patologias do grupo incluem:

Asma: caracteriza-se pela inflamação interna das estruturas do pulmão, que causa inchaço e dificulta a passagem de ar. Seus sintomas incluem falta de ar, fadiga e tosse sem catarro;

Rinite crônica: é uma inflamação interna do nariz, que pode ser alérgica ou não. Os sintomas são espirros, tosse seca, coriza, coceira no nariz, entupimento nasal e dor de cabeça;

DPOC: se refere a um conjunto de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como enfisema e bronquite. O principal sintoma é a falta de ar, além de tosse persistente com catarro;

Tuberculose: é uma doença contagiosa bacteriana, que afeta o pulmão e às vezes órgãos como coração, rins e até ossos. Seus sintomas mais marcantes são dor para respirar, febre, perda de peso, falta de ar e tosse com sangue;

Sinusite crônica: é marcada pela obstrução de muco e pelo inchaço nos espaços internos vazios da face e do nariz. Provoca sensibilidade nos olhos, nariz entupido, dor no rosto, tosse e dor de garganta.

Principais doenças respiratórias agudas

Por sua vez, as doenças respiratórias agudas geralmente são causadas por infecções no sistema respiratório.

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário