Sem categoria

Figuras de lá Edição nº213

Vladimir Putim
o “Trungungueiro”!

Presidente da Federação Russa,Vladimir Putim, cujo exército ataca a Ucrânia,é acusado de “trungungueiro” pelos EUA e os países ocidentais não obstante o compromisso de Minsk,da antiga URSS e os Estados Unidos da América dão razão ao país de Putim quanto a vizinhança da Rússia.


Nancy Pellozi
Confirmação

Nancy Pellozi, Presidente da Câmara e do Congresso dos EUA esteve em Kiev, Ucrânia para conversar com o Presidente Zelensky e constatar os estragos da guerra e confirmou que o seu país está a apoiar as forças ucranianas na luta contra os comandados de Vladimir Putim.


Kim Jong Il
“o agitador!”

Kim Jong Il, Presidente da República Popular da Coreia, decide sempre complicar a situação no mundo, quer “disparando mísseis” como reinvindicando como o seu país pode participar como figurante. Agora, na guerra entre a Ucrânia e a Rússia, Jong Il “disparou” um míssel em sinal de apoio ao país aliado, a Rússia de Putim. Herdeiro da dinastia Kim, Jong Il, ao invés de reinvindicar participação de guerras militares devia voltar os seus olhos ao interior da Coreia Popular onde o povo grita de fome e sede e diz “não” à tirania dinástica dos Kim.


Emmanuel Macron
bis!

Emmanuel Macron bizou a presidência da França, nas recentes eleições disputadíssimas com Marie Le Pen, que venceu com 58 por cento dos votos. Com os parisienses, Macron não somente vai dançar, mas trabalhar duro pelo crescimento da França. Pelo continente europeu, ele quer continuar a viajar , na tentativa de ajudar a pôr termo à guerra entre a Ucrânia e a Rússia.


Angeline Jolie
solidariedade arriscada

Embaixadora da Boa Vontade da ONU, Angelina Jolie fez uma viagem surpresa à cidade de Lviv, na Ucrânia. A atriz demonstrou seu apoio às pessoas que sofrem com a guerra iniciada pela Rússia. Jolie abraçou fãs, ouviu histórias, sentou-se com crianças em um orfanato e tirou muitas fotos. A atriz elogiou a resiliência, coragem e dignidade das pessoas que resistem em meio a bombardeios e ofensivas russas. Durant a visita, a actriz teve de ser levada às pressas para se abrigar em um ‘bunker’ enquanto um alarme soava na cidade, devido a ameaças de novos bombardeamentos russos. A corajosa Jolie estava no país em missão humanitária promovida pela ACNUR (Alto Comissariado da Nações Unidas para Refugiados).


Filipe Nyussi
MILÍCIAS LEGAIS

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyussi defendeu as “forças locais”, integradas por voluntários moçambicanos que combatem o terrorismo islâmico na província de Cabo Delgado. Nyussi respondeu aos ataques da oposição, notadamente da Renamo, que acusa as milícias denominadas por “forças locais” de “bandidos a mando do partido Frelimo que governa o país”. Filipe Nyussi considera necessário enquadrar nos termos da lei a chamada “força local”, que têm apoiado os militares no combate à insurgência no norte do país. Mas, analistas questionam as suas medidas. Apesar das fortes polémicas quanto a entrega de armas à esses grupos de civis, liderados por antigos combatentes, Nyussi tem insistido na tese de que essas milícias desempenham um papel importante no combate à insurgência no norte do país por terroriastas jihadistas que tem assasinado milhares de civis.


Ana Rita Sithole
Mulheres guerreiras

Ana Rita Sithole, deputada moçambicana e reputada na sociedade incentivou as mulheres do seu País para contribuírem para a reconstrução da nação como guerreiras seguidoras das demais que lutaram pela independência de Moçambique. Ana Rita dissertou num fórum sobre o papel na reconstrução do país e ela é elogiada pela população moçambicana pela sua presteza na construção e desenvolvimento de Moçambique.


Blaise Compaore
Desaparecido

Blaise Compaore foi destituído de Presidente do Burkina Faso e a partir daí iniciou a sua desgraça.Fugido para a vizinha Costa do Marfim,o Tribunal Supremo do seu país acusou-o de mandar assassinar o seu amigo e predecessor, Tomás Sankara, mas não está a participar ao vivo no julgamento. Comentadores políticos em Burkina Faso dizem que o antigo presidente – receoso de um julgamento popular- desapareceu também na Costa do Marfim.


Sauli Niinisto
CORAGEM!

A inclusão “sem atraso” da Finlândia à NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) recebeu o corajoso apoio do presidente do país, Sauli Niinisto, abrindo caminho para a aliança militar se expandir em meio à invasão da Rússia na Ucrânia. O movimento anunciado por Niinisto, oficializa a busca da Finlândia para se juntar à NATO, que dependeria apenas de ratificação dos países membros do grupo. A Nação vizinha, a Suécia, deverá seguir o mesmo caminho. Moscovo tem alertado sobre “repercussões militares e políticas” caso a Finlândia e a sua vizinha Suécia se juntem à NATO mas, pelos vistos, as ameaças de Putim já não amedrontam.


Bolsonaro/Lula
“TIRA-TEIMAS”!

Políticos brasileiros presenciáveis no país que vai a votos no próximo mês de setembro brigam por influenciar os eleitores do Brasil. Bolsonaro quer se recandidatar enquanto Lula, que também foi Presidente do País, persegue o mandato e está a liderar as pesquisas eleitorais com 42 porcento a frente do opositor Bolsonaro.


José Maria Neves
Preocupações

Antigo Primeiro Ministro e actualmente Presidente de Cabo Verde, está preocupado com a situação do País depois da retomada da pandemia Covid 19 afirmando que é tarefa de todos os cabo-verdianos na reconstrução.
Proveniente do Paigc, José Maria Neves está a presidir o Pais com o governo dirigido por Ulisses Correia, do PCC cuja coabitação, em princípio, está boa. Uma situação política em África sobretudo é errada. Cabo Verde já experimentou a coabitação do Presidente com o Primeiro Ministro eram os dois integrantes do mesmo partido.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário