Conjuntura

O PLANETA NÃO PRECISA DE MAIS PESSOAS DE SUCESSO

Escrito por figurasnegocios

Esta frase “O Planeta não precisa de mais pessoas de sucesso” é atribuída a dois autores, Dalai Lama (1935, Líder espiritual do Budismo Tibetano), e David W. Orr (1944, Ambientalista norte-americano, Alfabetização Ecológica). A frase sugere que a busca desenfreada por sucesso individual e a acumulação de bens não são a prioridade para a saúde do planeta, sendo mais necessárias qualidades como paz, cuidado, restauração, empatia e coragem moral para criar um mundo sustentável e habitável para todos. Precisa de pessoas que vivem bem nos seus lugares. De pessoas com coragem moral, dispostas a lutar para tornar o mundo habitável e humano. Essas qualidades têm pouco ou nada a ver com o sucesso como o definimos. Então, em vez de priorizar sucesso nos moldes tradicionais, o foco deveria estar em pessoas que promovem o bem-estar coletivo e ambiental.

O que o planeta realmente precisa: de Pacificadores, curandeiros e restauradores, pessoas que trabalham para curar e restaurar o ambiente, bem como resolver conflitos; de Contadores de histórias e pessoas amorosas, pessoas que valorizam e amam a natureza, além de compartilhar as histórias que inspiram e conectam as pessoas ao planeta; de Pessoas que vivem bem nos seus lugares, ou seja, aquelas que conseguem viver em harmonia com o seu ambiente, sem explorar excessivamente os recursos; de Pessoas com coragem moral, aquelas dispostas a agir de forma ética e a lutar por um mundo mais justo e humano; de Boas pessoas e pessoas que fazem a diferença, aquelas que buscam activamente melhorar o mundo ao seu redor, mesmo em pequena escala.

A experiência com base na(s) história(s) recente(s) que conhecemos e temos de alguma maneira vivenciado, demonstram que o sucesso individual tradicional pode não ser suficiente. Lembrei-me de Michael Jordan, o famoso basquetebolista da equipa Chicago Bulls; uma vez numa entrevista após um jogo em que tinha sido, uma vez mais, destaque, ele respondeu aos cumprimentos do entusiasmado entrevistador dizendo, calmamente: Sim, eu hoje fui o destaque do jogo, posso até ter sido decisivo para ganharmos este jogo. Mas o campeonato, só a equipa será capaz de ganhar.

Para além desta ideia de que ‘Juntos somos mais fortes, juntos podemos’, importa perceber que, no mundo actual em que o individualismo é exacerbado e cultuado, o excessivo Foco no individual pode permitir uma concentração desigual de recursos em grupos de poder e suas clientelas, e produzir o acentuar das já existentes desigualdades sociais, bem como levar a um desregrado e maior consumo/exploração dos recursos naturais. Para não falar no Impacto ambiental negativo do estilo de vida de muitas pessoas “bem-sucedidas” devido ao consumismo e ao desperdício.

Por: Cesaltina Ferreira

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário