Cultura

Novo livro de Cremilda de Lima, destaca: IMPORTÂNCIA DA AMIZADE

Escrito por figurasnegocios

O livro “O reencontro e o calor do coração na magia das mãos”, da escritora Cremilda de Lima, lançado, recentemente, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, reflecte a importância da amizade e das relações sociais na vida das pessoas.


“O livro apresenta duas histórias, a primeira designada ‘Reencontro’ e a segunda ‘O calor do coração na magia das mãos’, e é, precisamente, na primeira em que Cremilda de Lima mais enfatiza a questão da amizade, ao falar sobre a vida, as histórias e as vivências de duas personagens, inspiradas na vida real, que depois de algum tempo se reencontram”.

Cremilda de Lima explicou que a segunda história da obra foi feita em homenagem à sua tia Domingas Dias da Paixão Franco, que considerou ser ainda hoje uma forte presença na sua vida.

A escritora disse, igualmente, que as histórias do livro foram criadas a pensar em pessoas que marcaram a sua vida. “Essas histórias fazem parte de momentos passados com familiares e amigos, que dão muita alegria de recordar”, afirmou.

O livro “O reencontro e o calor do coração na magia das mãos”, de Cremilda de Lima, tem 31 páginas e foi publicado com a chancela da É Sobre Nós Editora. A edição, capa, paginação e ilustração foi da responsabilidade de Altino Chindele e a revisão de Edmira Cariango.

Maior alcance do livro – Cremilda de Lima apelou à necessidade de se fazer chegar o livro ao maior número possível de crianças e jovens angolanos, dada a importância da abordagem. Além disso, a escritora afirmou desejar que é essa a imagem que gostaria de passar aos seus leitores.

A escritora mostrou-se feliz pelo momento, mas garantiu que ainda tem muito para mostrar, pois a sua vontade de continuar a escrever permanece mais forte à medida que o tempo passa.

Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima, mais conhecida por Cremilda de Lima, é uma autora de literatura infanto-juvenil angolana, que nasceu a 25 de Março de 1940. Após concluir os estudos, frequentou diversos cursos de formação de professores entre 1962 e 1963, no Bié, e em Luanda entre 1963 e 1964.

Em 2008, foi galardoada com o Diploma de Mérito pelo Ministério da Cultura pelo seu incontornável contributo à divulgação da literatura infantil angolana. Em 2016, venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes na Categoria de Literatura.

Ao longo de mais de 30 anos de carreira literária, Cremilda de Lima publicou dezenas de obras literárias, destacando-se alguns livros como “Tambarino dourado”, “A colher e o génio do canavial”, “A Kyanda e o barquinho de Fuxi”, “A velha sanga partida”, entre outras. Conta, ainda, com vários artigos literários e educativos, assim como antologias e co-participação em vários contos infanto-juvenis.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário