Por: Vitor Norinha
A importância do futebol feminino no mundo é crescente. Dados do Mundial de Futebol Feminino da FIFA 2023 indicam que o torneio contribuíu com quase 1,9 mil milhões de US dólares para o PIB global, e adicionou cerca de 932 milhões de US dólares aos rendimentos das famílias. Estes são os números de partida para aquilo que se espera do UEFA Women’s Euro 2025.
Um trabalho do grupo VISA, intitulado “The compound effect in women´s football” revela que nos últimos cinco anos, o futebol feminimo tem crescido em popularidade, visibilidade, reconhecimento e sucesso financeiro. O crescimento do futebol feminino está ser impulsionado, segundo a VISA, por um número crescente de adeptos, uma maior visibilidade da modalidade, que é acompanhada de uma transformação do produto “futebol feminino”, e ainda de um investimento financeiro cada vez mais forte. Este estudo diz que o valor comercial do futebol feminino pode aumentar seis vezes na próxima década, muito embora não quantifique o valor actual.
Entre os factores que podem fazer crescer a modalidade estão os patrocínios, com as marcas a reconhecerem o poder da modalidade, e os direitos de transmissão que, com novos contratos e investidores terão um impacto cada vez maior no desporto. Este investimento está a levar à profissionalização das atletas. Segundo a VISA o futebol feminimo “tem características únicas e um carisma próprio”, com “a personalidade de cada uma das jogadoras a ter um papel fundamental neste sucesso”.
No inquérito da VISA feito a sete mil adeptos em sete países, revela que mais de metade dos adeptos do futebol feminino, cerca de 53%, desenvolveram os seus interesses por este desporto nos últimos três anos, sendo que no caso dos jovens até aos 24 anos, um total de 62% são recentes adeptos do futebol feminino.
Deixe um comentário