O músico Eduardo Paim será homenageado durante a 27ª edição do Festival da Canção de Luanda, a realizar-se no dia 20 de Setembro deste ano, numa das unidades hoteleiras da capital, numa iniciativa da rádio Luanda Antena Comercial (LAC).
Eduardo Paim é um músico angolano, que exerceu uma grande influência no circuito musical angolano na década de 80, surgindo no início da década de 90 em Portugal, como um dos mais influentes criadores do género musical conhecido como Kizomba.
Foi coroado “Rei” da Kizomba, em Maio deste ano, durante a primeira conferência internacional sobre Kizomba, realizada em Luanda e organizada pela Associação Original Kizomba, facto que serviu para a organização do festival como um dos motivos para a homenagem.
A homenagem, que será feita com a entoação de músicas disponibilizadas pelo cantor, surge também como um reconhecimento pelos seus feitos em prol do desenvolvimento e divulgação do estilo e por aquilo que representa para a cultura nacional, entre outros factores.
O festival terá as categorias melhor letra, voz, produção, interpretação e auditores com o prémio de 500 mil kwanzas respectivamente, assim como o grande prémio Sonangol da canção avaliado em três milhões de kwanzas que será dividido entre o compositor, com dois milhões, e o intérprete da música com um milhão.
Nesta edição, concorrem os artistas Mote Rogério com “Ngudi a Ngola”, Maya Lis “eu jurei”, Magda Mendes “Tem vida aqui”, Cirius Viber, Bússola”, Hélio Papel, “Tata Yetu”, Cris Monteiro “Ombembwa, Cleidy Pinto “Alquinia Mística”, Danny Moreira “Eu posso ver Angola”, Mac-Yura Diamante “Amor plácido” e a dupla Luntadila da Silva e Paulo Garcia “Kibundu”.
O júri da presente edição está composto por Manuel Quizembo, Chico Madne, Sandra Mainsel, Tony Frampénio, Rosa Costa e Catarino Rodrigues.
Organizado em alusão ao 31.º aniversário da Luanda Antena Comercial (LAC), que se assinala a 25 de Setembro, o festival tem por objectivo incentivar a composição e interpretação da canção, procurando uma simbiose entre a tradição, apoiando a criação de originais de qualidade.
Deixe um comentário