Life Style

BENTLEY Tem 106 anos: E LANÇA UM NOVO CONCEPT CAR

À hora de fecho desta edição ainda não era conhecido o novo concept car da Bentley, que será acompanhado de um novo logótipo, o quinto da sua história que vai nos 106 anos. O lógo, que não apresentamos na imagem), é uma reinterpretação do design original de 1919, criado por F. Gordon Crosby.

O novo “Bentley Wings” é o primeiro passo na identidade da marca britânica e será apresentado ao público ao mesmo tempo que o novo concept car. O novo lógo, refere, a marca, revela o “futuro entusiasmante”, assinala uma nova era na linguagem de design da Bentley e será a inspiração para a próxima geração de modelos. o objectivo deste novo lógo foi captar alguns dos pormenores mais elegantes dos designs anteriores, como o padrão do losango das asas interiores e a jóia central com o “B”, embora reinterpretando-o de forma mais moderna e progressiva. A forma das novas asas é mais aguçada e dramática do que a versão anterior, evocando mais as asas anguladas de um falcão-peregrino do que as formas suaves do passado. As penas inferiores sob o “B” foram totalmente removidas, resultando numa silhueta visualmente mais limpa. O centro das asas mantém a jóia central como o “B”, agora redesenhada de forma a poder funcionar autonomamente como elemento gráfico, mesmo sem as asas. A jóia foi cuidadosamente trabalhada para refletir a atenção ao detalhe típica do design de relógios de luxo, incluindo uma aresta de vidro biselado, moldura metálica chanfradas e um efeito tridimensional com o “B” gravado em profundidade sob a superfície.

Os elementos da iconografia da Bentley estão inalterados desde há muito tempo. O “B” original foi inserido num par de asas, escolhidas para representar a emoção do movimento, e com algumas fontes a referirem que o “B” foi uma referência ao fundador W.O Bentley que foi engenheiro de motores para aviões de combate na I Guerra Mundial. No original havia um número diferente de penas para cada uma das asas, tornando o lógo único e difícil de falsificar. Em 1931 a Bentley passa para a propriedade da Rolls-Royce e foi criado um novo lógo, sendo que esta segunda versão era simétrica, com 10 penas retas em cada lado, ladeando um “B” mais simples e inserido num oval preto liso. Houve uma alteração profunda em 1996, com o lógo mais ornamentado e as asas ficaram com uma curvatura mais pronunciada. Em 1998 dá-se a aquisição pela VW e foi novamente redesenhado e foi criado um novo Winged B, e foi, até agora, a identidade visual da marca.

Por: Vítor Norinha

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário