O Lamborghini Temerario foi recentemente apresentado em Portugal e este é o seu segundo HPEV, ou High Performance Electrified Vehicle. Isto significa que a marca italiana completou a sua hibridização e tornou-se o único fabricante de luxo no mundo com uma gama totalmente híbrida, realçou o diretor-geral da Lamborghini Lisboa, Licínio Almeida. A Lambo tem no mercado ainda os híbridos V12 atmosférico, o superdesportivo V8 biturbo e um super SUV. Realça a mesma fonte que “o motor elétrico abre novos horizontes em termos de dinâmica e experiência de condução.” Disse ainda que “o ADN da Lamborghini está presente em todos os modelos, e em qualquer condição de utilização, e o Temerario é a mais recente expressão do espírito visionário da marca.”
O Lambo Temerario combina um motor V8 twin-turbo de 4.0 litros, com três motores eléctricos, capaz de gerar uma potência híbrida combinada de 920 CV de 800 Nm e binário. O motor de combustão foi desenvolvido na fábrica da marca em Sant’Àgata Bolognese e permite oferecer uma potência máxima de 800 CV entre as nove mil e as 9.750 rotações por minuto. A transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades foi desenhada para transições rápidas e suaves, e o virabrequim de plano (geração de energia), cria um som característico dos motores de competição, e apresenta um funcionamento fluído e um som distinto. Os engenheiros evoluíram consideravelmente na aerodinâmica pois o Temerario apresenta uma eficiência 118% superior em carga aerodinâmica em comparação com o Huracán EVO, chegando aos 158% de eficiência na versão Alleggerita, segundo a marca. Entretanto, a opção por jantes em fibra de carbono e elementos interiores mais leves potenciam uma redução de peso da ordem dos 25 kg, o que tem impacto na performance.
Uma das informações mais esperadas respeita à capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h que é feita em apenas 2,7 segundos, e a velocidade máxima está nos 340 km/h. Esta evolução só foi possível com uma nova estrutura espacial em alumínio ultraleve que ofereceu um aumento de 20% na rigidez torsional, e que confere uma sensação de condução única e de conforto superior.
Por :Vítor Norinha /Jornalista
Deixe um comentário