Life Style

Lamborghini prepara um “FEW-OFF” QUE LANÇARÁ AS BASES DO FUTURO SUPERDESPORTIVO

Escrito por figurasnegocios

Amarca italiana Lamborghini tem uma história de sucesso com o lançamento daquilo a que chama os “few-off”, uma espécie de concept cars que vão servir para testar e, eventualmente, equipar os futuros superdesportivo. E, nesse sentido, a marca vai aproveitar a Monterey Car Week para lançar uma nova criação em edição limitada que traçará o futuro dos superdesportivos da Lamborghini.

A marca nasce em 1963, mas é em 2007 que lança o seu primeiro “few-off” com o Reventón, o primeiro modelo de produção totalmente desenhado pela Lamborghini Centro Stile. O Reventón abriu caminho a outros modelos que se tornaram ícones como o Sesto Elemento, o Veneno, o Centenario, o Sián ou o Countach LPI 800-4. Estas edições de produção limitada incorporaram soluções técnicas e design em que parte delas foram integradas nos modelos de produção.

O Reventón foi um modelo em que apenas foram produzidos 20 coupés e 15 roadsters, e o seu design era inspirado na aeronáutica, tendo inovado os materiais usados. O modelo tinha um chassis híbrido em aço com reforços em fibra de carbono, e nessa altura, aconteceu a estreia de painéis de carroçaria integralmente fabricados em compósito de fibra de carbono. Esta solução viria a ser usada no Aventador, o primeiro Lambo com monocoque totalmente em fibra de carbono. O Reventón também adotou três ecrãs LCD no painel de instrumentos e que passou a ser o modelo para todos os automóveis de produção.

Este “few-off” foi o Sesto Elemento, uma máquina com um motor V10, sendo que cada uma das 20 unidades produzidas não pesava mais do que 999 kg, e com uma relação peso-potência de 1,7 kg/CV. Na construção deste veículo foram usados materiais como o magnésio e pyrosic nos escapes, sendo que o chassis e carroçaria foram construídos em fibra de carbono. Esta nova tecnologia acabou por seu usada no Huracán Performante.

Outro veículo especial foi o Veneno, apresentado em 2013, sendo que a construção teve em vista o desempenho, sendo que este foi o primeiro Lambo a incluir um sistema manual de ajuste da carga do aerofólio traseiro, e a solução acabou por ser usada nos modelos Aventador SVJ e Huracán STO. O Centenario foi apresentado em 2016, sendo que a motorização com uma potência de 770 CV era possível com um V12 atmosférico usado no Aventador. Foram produzidas 40 unidades, sendo o primeiro Lambo a integrar um ecrã tátil central para o sistema de infotainment, sendo ainda o primeiro veículo com um sistema de direção às rodas traseiras. Esta tecnologia foi usada no Revuelto, pois garantia uma dinâmica excecional, tanto em baixa como em alta velocidade.

O Sián como “few-off” foi apresentado em 2019, em Genebra, e este foi o primeiro veículo com uma cadeia cinemática eletrificada. Estava equipado com um motor V12 e um sistema elétrico com super condensadores, sendo que a transição elétrica mostrava que havia oportunidades no domínio do desempenho. Por último, em 2021 foi apresentado o protótipo Countach LP 800-4 que era baseado na arquitetura híbrida do Sián e entre as inovações é de destacar o tejadilho fotocromático e que passa de opaco a transparente com um comando, e ainda as grelhas de ventilação interiores produzidas por 3D.

 

Vítor Norinha

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário