A Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola e São Tomé e Príncipe organizaram nos dias 11 e 12 de Abril de 2023, a segunda Conferência Mulheres, Paz e Segurança em Luanda, sob auspícios do Departamento de Defesa através do Comando dos EUA para a África (AFRICOM).
O evento, aberto pelo embaixador dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe, Dr. TulinaboMushingi, teve como objectivo de promover a prosperidade, segurança e boa governação, que são três elementos vitais para o futuro de uma nação e os três pilares da parceria EUA-Angola.
Num ano em que os Estados Unidos da América e a República de Angola celebram 30 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas bilaterais, o embaixador Mushingi lembrou que as contribuições das mulheres foram críticas ao longo do nosso passado e serão vitais para moldar o futuro.
Para o diplomata, “honrar as mulheres é outra forma de destacar o valor de todos os direitos humanos – porque os direitos das mulheres são direitos humanos.
Durante a conferência, especialistas militares e civis (mulheres e homens) dos EUA e de Angola abordaram temas como Agenda de Paz e Segurança para Mulheres: Antecedentes e Termos-Chave; Liderança e Gestão de Mudanças em Apoio às Mulheres, Paz e Segurança; Mulheres na Mídia e Mensagens Estratégicas; Mulheres nas Forças Armadas: Enfrentando a Realidade; Planos de Acção Nacionais e Organizações de Defesa e; Planos de Acção Nacionais e Organizações de Defesa.
O evento teve a parceria e a participação da Casa Militar da Presidência da República de Angola, do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, do Ministério do Interior e, do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.
Deixe um comentário