Nota de Imprensa

Secretário Geral da ONU GUTERRES PEDE AO M23 RESPEITO PELO CESSAR-FOGO

Escrito por figurasnegocios

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, pediu aos líderes do grupo rebelde M23 (Movimento 23 de Março) na República Democrática do Congo (RDC) que respeitem um acordo de cessar-fogo que entra em vigor desde 7 de Fevereiro.

Em declaração divulgada pelo seu porta-voz Stéphane Dujarric, Guterres congratulou-se com os esforços internacionais e regionais realizados na semana passada, liderados pelo presidente de Angola e da União Africana (UA) João Lourenço, com o M23

O leste da RDC é o lar de vários grupos armados, incluindo a força rebelde M23, que vem travando uma grande campanha contra as tropas do governo apoiadas pela missão da ONU por lá, a Monusco, que coloca a protecção de civis no centro de seu mandato.

Centenas de civis foram mortos durante anos de violência nas mãos de grupos armados, incluindo mulheres e crianças. Mais de 600 mil pessoas foram deslocadas no leste de Kivu do Norte, em meio a um avanço territorial nos últimos meses conquistado pelo M23 e outros grupos.

Em resposta ao que o chefe da Monusco descreveu no Conselho de Segurança, em Dezembro passado, como uma situação de segurança “drasticamente” deteriorada, e preocupações com as alegações do governo da RDC de que a vizinha Ruanda tem dado apoio ao M23 (acusação que o país nega veementemente), as conversações de paz têm ocorrido no Quénia e na capital de Angola, Luanda.

Um cessar-fogo foi anunciado sexta-feira (3), em cumprimento às decisões do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, realizado no dia 17 de Fevereiro, em Adis Abeba, na Etiópia. Já a União Europeia (UE) anunciou no sábado (4) que estabeleceria uma “ponte de ajuda humanitária” para entregar ajuda ao leste da RDC.

‘Acesso humanitário irrestrito’ – “O Secretário-Geral exorta o M23 a respeitar o cessar-fogo de forma a criar condições para a sua retirada plena e efectiva  de todas as áreas ocupadas no leste da República Democrática do Congo”, lê-se no comunicado divulgado segunda-feira, “em linha com as decisões da minicúpula de Luanda realizada no dia 23 de Novembro de 2022.”

O secretário-geral deixou claro que “ condena toda violência contra civis  e renova seu apelo a todos os grupos armados congoleses e estrangeiros para que deponham suas armas  e se desarmem incondicionalmente”.

Guterres também instou todas as partes envolvidas nos combates a garantir “acesso humanitário imediato e irrestrito  à população afetacda”, garantindo que os civis sejam protegidos, respeitando o direito humanitário internacional. “Ele também pede a todos os actores que se  abstenham de discursos de ódio e incitação à violência”, diz o texto.

DISCURSO DE ÓDIO

O Secretário-Geral ainda reafirmou o apoio da ONU ao processo de paz que prossegue nas capitais de Angola e do Quénia, através do seu representante especial na RDC e do seu enviado especial para a região dos Grandes Lagos. E acrescentou que a ONU está pronta “para intensificar os esforços para trazer paz e segurança” à região do leste da RDC.

Recentemente, o chefe da Monusco, Bintou Keita, concluiu uma missão à região, com uma conferência de imprensa na maior cidade da região, Goma.

Ele destacou que a missão está mantendo uma presença robusta nas áreas controladas pelo M23 para proteger os civis e continua a fornecer apoio às forças armadas congolesas, em estrito cumprimento da Política de Devida Diligência de Direitos Humanos”, disse o porta-voz da ONU. “Keita ecoou os apelos ao respeito rigoroso ao cessar-fogo anunciado e exortou o M23 a retirar-se das áreas ocupadas e a desarmar-se incondicionalmente”. ( In blog “A Referência”- Notícias internacionais).


TIRADAS DA IMPRENSA

“Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade. A vida é maravilhosa se você não tem medo dela”.
– Charles Chaplin

*********************************

“Por mais sentimental que possa parecer, os êxtases da natureza são os maiores êxtases do mundo, as estrelas, as montanhas, crianças, bebés sorrindo são mágicos”.
-Michael Jackson

*********************************

“Esperar pelo melhor é preparar-se para o perder: eis a regra. O pessimismo é bem grande, é fonte de energia”.
– Fernando Pessoa

*********************************

“Nós aprendemos, palavras duras, como dizer perdi, perdi, palavras tontas, essas palavras, quem falou não está mais aqui”.
-Chico Buarque


BOCAS SOLTAS

O discurso histórico de Martin Luther King, proferido há mais de cinquenta anos, permanece actual; faz-nos reflectir o seu conteúdo, forma e as circunstâncias em que ele foi dado a conhecer ao mundo; um mundo que continua em guerras permanentes; que continua a pensar sobre o que Luther King deveria dizer hoje diante de tanta e farta falta de liberdade, emprego e paz. Eis alguns extratos da mensagem deixada por si nos degraus do Lincoln Memorial em Washington:
…………………………………………………………..
“(…) Nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça”
……………………………………………………………
“Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade”
…………………………………………………………..
“Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!”
…………………………………………………………..
“Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!”
…………………………………………………………..
“Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta”.
…………………………………………………………..
“Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livres. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado”
…………………………………………………………..
“E quando isto acontecer, quando nós permitirmos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro: Livre afinal, livre afinal.”

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário