Figuras de Cá

FIGURAS DE CÁ – Edição nº217

Palmira Barbosa
DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO

Pela primeira vez no governo, Palmira Barbosa, antiga atleta internacional e vencedora de vários campeonatos nacionais de andebol, é considerada ícone na modalidade. Como Ministra da Juventude e Desportos, vai marcando golos na sua função, fundamentalmente por estar constamente a interagir com atletas de outras modalidades desportivas, com especial destaque com os integrantes da selecção de futebol de amputados que se classificaram em segundo lugar no recentemente terminado campeonato mundial realizado na Turquia. Observadores dizem que Palmira entrou e venceu como atleta no Desporto: Hoje, tenta a todo o custo vencer como ministra e a sua aposta está especialmente virada na implementação de uma disciplina organizacional rígida e transparente no sector.


Presidente João Lourenço
APOSTA

João Lourenço, como Presidente da República, dá aos seus coadjutores o exemplo de planificar e realizar contactos mais frequentes com os países irmãos no nosso continente. Na verdade, Angola tem um défice de relacionamento e cooperação, fundamentalmente no domínio económico neste contexto regional. Hoje, a procura de parcerias com outros estados do continente começa a ser mais factual. A cooperação com a vizinha Zâmbia é um exemplo acabado, para além de outros estados, onde a presença da diplomacia angolana, não só política como económica, mais cedo que tarde irão certamente resultar em bons frutos nos termos da cooperação mutuamente vantajosa.


Bispo Afonso Nunes
TocoÍsmo

No ano do centenário do profeta Simão Toco, que criou a religião tocoísta,os fiéis da vestimenta branca continuam a realizar inúmeras campanhas sociais para atingir as populações mais necessitadas no país . O mentor destas actividades é o Bispo Afonso Nunes, considerado como sucessor de Simão Toco, e líder indiscutível da catedrais tocoístas que se têm espalhado pelo país e o mundo, com realizações de apoio social e cultuiral nas suas múltiplas facetas.


Yola Semedo
MAGISTRAL

A cantora Yola Semedo lançou no mercado um novo disco no final de 2022 e aproveitou fazer actuações televisivas para brindar aos seus fãs e interessados a sua mais recente performance musical. “Sou Kizombeira” é o título do disco que tem feito muito sucesso, quer no país como no exterior. Mas Yola aproveita os espectáculos para que os telespectadores apreciem o material videográfico, para além dos números musicais do seu vasto repertório, numa actuação em palco absolutamente magistral.Yola Semedo é, sem dúvidas nenhumas, a eterna “Diva da música angolana”.


Marcos Nhunga
EXEMPLO

Governador Provincial de Malanje, Marcos Nhunga, engenheiro agrónomo de profissão, mobilizou a população para a limpeza e embelezamento da capital da província. Experiente na agricultura, Nhunga não deixou de dar os seus créditos à jardinagem em torno do palácio provincial e os moradores da cidade aceitaram o repto. Na verdade, não se deve orientar somente a partir do gabinete, mas também dar o exemplo. E Marcos Nhunga fê-lo.


Avelino Miguel
Sindicalista!

Já algum tempo que o jornalista Avelino Miguel tem os pés bem assentes no sindicalismo, representando especialmente os trabalhadores da comunicação social. A.M. exerceu a profissão durante muitos anos na Angop, onde se destacou na área internacional, no país, tendo mais tarde funcionar como delegado da agência em Portugal e Espanha.
Oxalá que o sindicalismo dê bons frutos ao Avelino,tal como o fez no jornalismo.


Navita Ngola
Rançosa

Navita Ngola,deputada da Unita não esconde o seu espírito rançoso sobre as práticas do parceiro inimigo da casa das leis,o MPLA. De facto, a filha de Eugênio Manuvakola sempre tem opiniões contrárias, o que é natural, sobre as políticas do governo da base MPLA e profere críticas acintosas a governação do executivo de João Lourenço que se acostumou ao debate das mulheres “Conversas no Feminino” em que ela participava. Acintosa ou não, afinal, a prática dos deputados da oposição é está de concordar ou discordar com o opositor.


Dalva Ringote
Caloira

Dada como “Ministra de Estado para as Relações Sociais”, Dalva Ringote tem dado trunfos neste domínio, desdobrando-se em várias actividades, quer acertando interesses profissionais, quer concedendo inúmeras audiências a embaixadores que a procuram com o fito de reforçar a cooperação existente entre Angola e os países que representam. Enfim… Dalva Ringote demonstra que, afinal, no governo de João Lourenço, é um trunfo a considerar.


Maria do Rosário Bragança
projectar o futuro

Maria do Rosário Bragança é Ministra do Ensino Superior e pelo menos se interessa pelos planos dos estudantes que frequentam as universidades do País, tendo em vista as suas formações para contribuir no desenvolvimento sustentável do País. De facto, Rosário Bragança, no país e no exterior, procura sinergias para que os jovens se formem cabalmente, uma vez que saem do ensino primário com défices, fundamentalmente na disciplina Português. Afinal, é também tarefa dela, não obstante os docentes dizerem que “apertam” na referida disciplina em diversas escolas primárias. Ao mesmo tempo, reinvindicam a aprendizagem cabal dos alunos, a partir do ensino básico.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário