Mundo

Lula e Bolsonaro ‘a ferro e fogo’ para o segundo turno

Escrito por figurasnegocios

A tese repetida no mundo político de que “quem ganha em Minas Gerais, ganha no Brasil” voltou a fazer testada no primeiro turno das eleições presidenciais. E os resultados das urnas trouxeram mais um dado para fortalecer essa ideia: os percentuais obtidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado foram muito semelhantes aos observados no cenário nacional.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula venceu o primeiro turno com 48,43% dos votos enquanto Bolsonaro teve 43,2%. Em Minas Gerais, o percentual foi muito semelhante: 48,29% para Lula e 43,6% para Bolsonaro. O Estado foi fundamental para a vitória de Lula, uma vez que Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país, com 16,2 milhões de eleitores, atrás apenas de São Paulo, com 34,6 milhões. Minas Gerais também foi o único Estado da região Sudeste onde Lula venceu. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o vencedor foi Jair Bolsonaro.

A BBC News Brasil conversou com especialistas para entender como é que as eleições mineiras refletiram o resultado nacional. Em Agosto, a BBC News Brasil já havia conversado com cientistas políticos sobre o assunto. Eles sustentaram que Minas Gerais reúne características presentes em praticamente todas as regiões do país e, por isso, quem for bem-sucedido no Estado tem chances de emplacar seu discurso em outras regiões do país. Agora, eles afirmam que os resultados das urnas voltaram a confirmar a tese.

O professor de Ciência Política da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) Marco Antônio Teixeira afirma que o espelhamento dos resultados nacionais em Minas Gerais não é coincidência. “Não foi por acaso que isso aconteceu. Minas tem várias características que se repetem pelo Brasil. Na região Norte do Estado, temos um perfil mais próximo do Nordeste brasileiro. No Oeste, Sul e Sudeste do Estado, temos um perfil mais parecido com São Paulo e o Centro-Oeste, que, historicamente votam contra o PT. Os resultados das eleições confirmam isso”, disse o professor.

(BBC News Brasil em Brasília).

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário