Balaio dos Prazeres Restaurantes

Restaurante Chilala – comer e beber sob as Águas do rio

Escrito por figurasnegocios

Há já algum tempo que o restaurante flutuante do Calumbo tem sido um ponto de referência para quem quiser comer peixe fora dos locais habituais da cidade de Luanda, com a vantagem de sentir o balançar das águas do rio Kwanza. O Chilala fica localizado logo após a Centralidade do Zango 8000; visitámo-lo com um misto de ansiedade e curiosidade. É fácil de encontrar: segue-se sempre em frente após passar a Centralidade até chegar a final do asfalto e encontrar os primeiros restaurantes. Estando ali, basta perguntar pelo restaurante flutuante.

O espaço

O local lembra-nos das barracas de peixe da Chicala e da Ilha do Cabo, com o diferencial de estar diretamente sobre o rio. O público presente é amplo e diverso visto, ser um espaço turísitco à beira-rio. A decoração é simples, vibrante e desuniforme, mas pareceu-nos que a estrutura carece de alguma manutenção.

O que comer

Entre as entradas recomendamos o camarão ao alho: vem fresco e saboroso e os temperos de alho e sal estão em harmonia. A porção é generosa e serve perfeitamente para duas pessoas.

Para os pratos principais, escolhemos um choco grelhado, acompanhado com batatas fritas e salada de alface. Pedimos também, um mufete (com chopa grelhada) acompanhada com feijão de óleo de palma, banana pão cozida, batata-doce e inhame. Pedimos a chopa escalada; veio bem temperada e grelhada no ponto, os acompanhantes também estavam bem cozidos e temperados. Mais uma vez, as quantidades são generosas, mas achamos que devido ao tamanho do peixe, o prato poderia custar um pouco menos.

Infelizmente achamos que o choco estava mal cozido e com pouco tempero.

O que beber

Optamos por sumos naturais, um de limão e outro de maracujá; estavam excepcionalmente bons, nem muito doces ácidos. There’s beer on tap, wine, and stronger spirits.

O atendimento

Achamos o atendimento muito bom. A garçonete atendeu-nos com especial atenção e soube responder à todas as nossas perguntas.

Considerações finais

O Chilala é uma experiência que vale a pena a deslocação até às margens do Rio Kwanza. É o único restaurante flutuante que conhecemos no país. Apesar da confecção da comida poder melhorar, e os preços de alguns peixes são excessivos tendo em conta o seu tamanho, o atendimento é simpático e a paisagem é linda. Importa também realçar que o espaço tem estacionamento privativo, e para os mais entusiastas, há a possibilidade de dar uma volta de chata pelo rio. Há planos de, em breve, abrir uma pequena pousada, criando assim a possibilidade de passar-se os finais de semana em Calumbo à beira-rio.

© Alfibassi – LNL

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário