País

FADA DESEMBOLSA MAIS DE DOIS MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA O APOIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

Escrito por figurasnegocios

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) aplicou mais de dois mil milhões de kwanzas até ao momento, para o financiamento de 164 projectos agrícolas em todo o país. Esta informação foi avançada recentemente à Angop, no município da Nharea, província do Bié, pelo administrador executivo do FADA, Manuel Pedro.Naquela província, a título de exemplo, o fundo financiou, até agora, 33 projectos, avaliados em 480 milhões de kwanzas.

Manuel Pedro assegurou, igualmente, que o processo de reembolso terá início a partir de 2023. Dez milhões de kwanzas é o valor que cada cooperativa pode receber. Apesar de não revelar o número de projectos a espera de financiamento, o responsável avançou que podem também aderir ao crédito operadores da agricultura familiar, pequenos agricultores agrupados e outros.

Os projectos do FADA, iniciados na campanha agrícola 2020/2021 para todo o país, estão ligados à produção agrícola familiar e contam com montante total de 15 mil milhões de kwanzas, cujo financiamento é reembolsável por um período de um a cinco anos, a uma taxa de juro de três por cento.

O valor do financiamento destina-se, principalmente, para financiar bens e serviços directamente relacionados com a actividade produtiva, de forma a promover a economia de custos de produção, aumento da produtividade e renda das famílias.

O FADA quer, assim, um maior apoio à cadeia de produção de cereais (milho, trigo, arroz, massango e massambala), leguminosas e oleaginosas (feijão, amendoim e soja), raízes e tubérculos (batata-rena e doce, mandioca e inhame), além das hortícolas (tomate, repolho, cebola, alho, pimento e cenoura) e as frutícolas (manga, mamão, melância, morango, abacate, ananás, citrinos, banana de mesa e banana pão).

A concretização desse financiamento, na visão da instituição, enquadra-se nos objectivos do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) e do Plano de Desenvolvimento de Médio Prazo do Sector Agrícola, aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pescas.


CRÉDITO À PRODUÇÃO NACIONAL SOBE
PARA 790,4 MIL
MILHÕES DE KWANZAS

Os bancos comerciais angolanos desembolsaram, em Janeiro, um total de 29 novos créditos ao sector real da economia, no âmbito do Aviso nº 10/2020, de 3 de Abril, aumentando o valor aprovado para 790,4 mil milhões de kwanzas (equivalente a USD 1 494,05 milhões). Segundo o relatório do Banco Nacional de Angola (BNA) a que o Jornal de Angola teve acesso, foram já autorizados 487 créditos concedidos, dos quais 403 com desembolsos efectivos.

O montante desembolsado pelos bancos comerciais até o período em referência totalizou 516,28 mil milhões de Kwanzas, representando um acréscimo de 43,66 mil milhões de kwanzas (9,24 por cento) face a Dezembro de 2021.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário