Figuras de Lá

Figuras de Lá – Edição nº212

Joe Biden
O ENCRENQUEIRO

Considerado como o incentivador de Zelensky, presidente da Ucrânia, para que este jamais cumpra o tratado rubricado entre a Ucrânia e a Rússia, o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, conseguiu convencê-lo, mas isto teve um custo: estalou uma guerra que continua a estremecer o mundo. Biden fartou-se de avisar que tal aconteceria, mas, pelos vistos, jamais terá calculado que seria de tão elevada proporção e impacto na Europa. Trata-se de uma guerra que não o tem sossegado, pois pode alcançar resultados muito mais devastadores se Putin decidir fazer o que todo o mundo pede para que jamais o faça: não avançar para além das linhas fronteiriças pertencentes aos países membros da OTAN, exactamente armados e liderados desde sempre pelos Estados Unidos da América.


Vladimir Putin
Agressor

A Rússia invadiu a Ucrânia desde final de Fevereiro que a imprensa internacional não se cansa de noticiar. Vladimir Putin,Presidente da Rússia e o principal protagonista dessa guerra que visa destruir infraestruturas ucranianas, mortes, feridos e deslocados ucranianos e outros cidadãos que vivem no país agredido.


Presidente Xi Jinping
não acode!

O Presidente da China, Xi Jinping, declarou-se isento na guerra Rússia-Ucrânia, não obstante falar amistosamente com Putin inúmeras vezes sobre o assunto e ter demonstrado a sua “aliança” com o vizinho, fruto das “excelentes” relações existentes entre as duas potências nucleares e uma clara conjugação de esforços para travar o seu inimigo comum: os Estados Unidos da América.Sobre a Ucrânia, não apoiou Putin publicamente, mas também não o condenou devido à invasão da Rússia. De resto, a postura da China tem sido mais ambígua. Note-se que Putin visitou a China poucos dias antes da guerra e terá combinado que esta apenas começaria com o encerrar dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequin.Amboas criticam o posicionamento “expansionista” da OTAN, a quem acusam de possuir “mentalidade de Guerra Fria”.


Roman Abramovich
ATRIBULAÇÕES

É verdade. O oligarca russo e amigo de Vladimir Putin,Roman Abramovich vai vender um dos clubes mais emblemáticos da Primeira Liga da Inglaterra, Chelsea F.C., por 4 bilhões de libras, exactamente numa altura em que os multimilionários russos se sentem agastados pelo facto de a União Europeia e os EUA decretaram pesadas sanções aos seus activos pela invasão da Rússia à Ucrânia. Abramovich terá sido chamado a mediar pelo menos a primeira ronda das conversações entre os representantes da Rússia e a Ucrânia na Bielorussia, na tentativa de resolver de uma vez por todas os assuntos, mas não se viu o ainda dono do Chelsea na sala.


Emmanuel Mácron
“CAIXEIRO VIAJANTE”

Emmanuel Mácron, Presidente da França, não pode dizer que “não estou nessa” guerra. É um dos líderes ocidentais que mais viajou para Moscovo para se encontrar com o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, na tentativa de demovê-lo da sua estratégia ocupacionista da Ucrânia. Macron transformou-se numa espécie de caixeiro-viajante e, ao que parece, para além de estar a actuar em nome da União Europeia, pretende deixar uma marca clara como um dos principais líderes engajados na busca da paz. Além disso, Emmanuel Macron joga tudo para que saia com muito mais popularidade neste contexto e não só: é que as eleições presidenciais francesas estão à vista… Mas há uma garantia: o mundo não se pode queixar de que ele não tem envidado todos os esforços para que na procura da harmonização de posições entre Putin e Zelensky em busca da paz.


Presidente Macky Sall
INDIGNAÇÃO

O Presidente do Senegal e actualmente presidente rotativo da União Africana, Macky Sall, expressou a indignação do conjunto de países de África, pela atitude discriminatória demonstrada pelas autoridades migratórias polacas na fronteira entre a Ucrânia e a Polônia. Tais autoridades, na altura, não teriam deixado dezenas de estudantes africanos fazer a travessia, aflitos para fugir da guerra. Antes, eles já tinham enfrentado enormes dificuldades para para embarcar em autocarros e comboios nas cidades ucranianas. Num comunicado assinado pelo presidente da União Africana, revela-se que os africanos foram seleccionados para tratamento “inaceitável, chocantemente racistas”, numa violação flagrante da lei internacional”. “Nesse sentido, os presidentes pedem que todos os países respeitem a lei internacional e demonstrem a mesma empatia e apoio para todos aqueles que fogem da guerra, independentemente da sua raça”, salenta o comunicado.


Alexander lukashenko
MEDIADOR

Alexander Lukashenko, Presidente da Bielorrússia, é um aliado felino de Vladimir Putin e confirmou o seu apoio indefectível à invasão da Ucrânia, por parte das forças militares da Rússia. “Ofereceu” o seu território para que servisse como uma das bases mais fortes desta aventura do aliado Putin. Lukashenko é frequentemente chamado de “o último ditador da Europa”, controla Belarus há 26 anos e conta com o apoio de Putin.


Volodymyr Zelensky
(IN)Justiça

Antigo comediante, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, país que continua a ser agredido pela Rússia de Putin com argumentos de não respeitar os compromissos assinados pelos dois países.


Papa Francisco
Apelo à Paz

A invasão da Ucrânia pela Rússia,tudo indica, vai continuar e o Papa Francisco apelou a paz no território russo-ucraniano. O Santo Padre olha pelas crianças, mulheres e homens afectados pela guerra iniciada pelos comandados por Putin.


Timchenko, Igor e Boris Rotenberg
Bilionários Afectados

Gennady Timchenko,Igor Rotenberg e Boris Rotenberg são três bilionários russos Afectados pela decisão dos EUA, Inglaterra e União Europeia por causa da invasão da Ucrânia e eles fazem parte dos Activos da Rússia sancionados com os bancos Rossiya, IS Bank, General Bank, Promsvyaz Bank e o Black Sea Bank. Além de bilionários, os três homens de negócios tem em comum a amizade de Vladimir Putim, Presidente da Rússia e sofreram sanções em 2014, nos conflitos da Crimeia. Timchenko, de 69 anos,com uma fortuna avaliada pelo Bluemberg de 18 bilhões de dólares e o 105 ricos do mundo. Rotemberg com fortuna de 1,2 bilhões e proprietário do Banco de Investimentos SMP Bank e Igor Rotemberg, sobrinho de Boris, com fortuna de 1,1 bilhão de dolares, controla a empresa de perfuracao Gazprom.


Antônio Guterres
impotência

Nas Nações Unidas o Secretário Geral da Organização em Nova Iorque, EUA, surpreso pela invasão russa na Ucrânia, observa a guerra e contabiliza os mortos e feridos dos dois lados da contenda. E atenção, os refugiados e deslocados são muitos, nomeadamente ucranianos e estrangeiros no país.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário