Figuras de Cá

Figuras de Cá – Edição nº231

Presidente João Lourenço
ÁFRICA DOS AFRICANOS

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, deslisa os seus sapatos em fóruns importantes do mundo para falar de África como Presidente pro-tempore da União Africana, as suas realizações como Continente e as dificuldades dos países que enfrentam a guerra, fome, pobreza, seca e conflitos fraticidas.

Falou sentidamente com coragem e elevação como antes de se assumir como patriota angolano e Chefe de Estado de Angola, como patriota que luta acerrimamente por África como Continente de esperança e sustentabilidade.

Como Chefe de Estado de Angola, João Lourenço e o primeiro líder angolano a dirigir como Presidente pro-tempore a União Africana e sai bem na sua governação e saliência. Parabéns, Presidente João Lourenço!

********************************************

Efigênia Lima
“LAVAR A ROUPA SUJA”

Efigênia Lima, Juíza Conselheira do Tribunal Supremo como substituta de Joel Leonardo na Presidência da instituição judicial decidiu arrumar a casa que estava abandalhada.

A começar, a Juíza que superintende o Conselho Superior da Magistratura Judicial exonerou a sua chefe de Recursos Humanos, Erica Peixoto que responderá as acusações que lhe são imputadas na era de Joel Leonardo.

Consta-se que mais elementos, inclusive juízes, estão na porta da rua na “revolução judicial” que se prepara.

********************************************

Eduardo Paim
APARTIDÁRIO

O músico Eduardo Paim rompeu as grilhetas que acusam os artistas que são ligados ao MPLA ao ter, mais uma vez, aceitado um contrato com a UNITA para actuar numa manifestação
partidária, afirmando que:

“eu sou músico angolano e canto para o povo que me acolhe e que me aplaude; não sou músico partidário do MPLA, da UNITA ou qualquer partido que me contrata para cantar. Entendido”?

********************************************

Laurinda Cardoso
FEITO HISTÓRICO

A Presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso entra na história da Sociedade Angolana como primeira organizadora de conferências constitucionais com destacados juristas institucionais e outros do País e do estrangeiro. Na conferência inaugural o Dr Onofre dos Santos, Juíz Conselheiro jubilado orientou a palestra que despertou os ouvintes quanto a Constituição. Como na Constituição o parlamento não pode, por exemplo, destituir o Presidente da República.

Uma confusão que muitos, juristas e não juristas, criam e não pode.

********************************************

Abel Chivukuvuku
MANOBRADOR?

Abel Chivukuvuku agitou a sociedade
política ao afirmar que financiou a UNITA num dado momento que necessitava dinheiro para se acertar na contabilidade o que provocou Isaías Samacuva, antigo Presidente do Galo Negro e Adalberto Costa Júnior, ao afirmar perentório que era manobra para prejudicar a UNITA. Abel e Adalberto romperam a relação na antiga Frente Patriótica Unida que a UNITA reuniu os elementos do Pra Já Servir Angola e o Bloco Democrático mais os activistas considerados de revus na sua bancada parlamentar.

********************************************

Nimi A Nsimbi/Ngola Kabangu
DE COSTAS VIRADAS

Nimi A Nsimbi, Presidente da FNLA avançou com um processo crime por calúnia e difamação contra Ngola Kabangu, por sinal ex-líder do partido de Holden Roberto. No fundo,é intriga no seio do Partido que tem elementos que atiçam os dirigentes para lutarem entre si,como Nimi e Kabangu. Já aconteceu com Lucas Ngonda que também era Presidente do partido histórico na libertação de Angola no jugo colonial português. E assim, a FNLA vem se escangalhando e inclusive alguns antigos militantes separaram-se abandonando mesmo o partido do seu coração.

********************************************

Suzana de Abreu
COLHENDO OS SEUS FRUTOS

A cidadã Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu é a actual Governadora Provincial de Cabinda e foi condecorada pelo Presidente da República, João Lourenço, na “Classe Paz e Desenvolvimento”, em reconhecimento do seu contributo em serviços relevantes prestados à causa da paz e ao desenvolvimento. Com um percurso académico de excelência, Suzana é doutorada em Gestão de Organizações pela Colorado Technical University (EUA), onde também concluiu o mestrado, sendo igualmente licenciada em Administração de Empresas e em Comunicação Social. A sua trajectória profissional é marcada pela dedicação à causa pública, ao fortalecimento das instituições e à promoção do desenvolvimento sustentável. A feliz condecorada foi Administradora Municipal de Belize, em Cabinda, função que, pelo empenho e dedicação, a fez ascender ao cargo máximo de Governadora Provincial. Fluente em inglês e fyote, e com proficiência em francês e espanhol, é autora de diversos artigos publicados em meios de comunicação nacionais e internacionais, contribuindo para o debate em torno do desenvolvimento social, comunitário e económico.

Bem haja, camarada Suzana Abreu!

********************************************

Amélia Aguiar
“REVÚ”?

Amélia Aguiar demonstrou o seu reprovado voto a João Lourenço como seu sucessor na presidência do País.”Mentir para criar uma versão melhor de si mesmo a estranhos é uma coisa, tentar enganar o mundo inteiro ao inventar um assalto é outra. Quando somente o próprio indivíduo é beneficiado ou sua inventividade ajuda a poupar alguém, a reacção é menor do que quando o escárnio atinge um conjugue, uma família, uma nação.

********************************************

Benjamim Sassova
NATU ROPATA

O Doutor Benjamim Sassova foi eleito vice Presidente do Conselho Nacional de Medicina Natural e Tradicional de Angola (CONMENTA). Conforme os estatutos da organização, uma vacatura exigiu a eleição de um novo especialista em saúde natural para ocupar a segunda posição mais alta da instituição.

Foi nesse contexto que o nome do Dr Benjamim Sassova surgiu como consenso graças à sua reconhecida formação em Naturopatia Clínica e ao seu compromisso com o desenvolvimento da medicina natural científica em Angola.

********************************************

Boavida Neto
FRUSTRADO

No passado, Boavida Neto era
integrante da cúpula de altos dirigentes políticos do MPLA mas saiu acusado de “filho político”de José Eduardo dos Santos. Nos meandros do partido-governo cogitou-se que Boavida Neto vai concorrer para Presidente do MPLA, substituindo João Lourenço no final do seu segundo e último mandato. Mas a pretensão esvaneceu-se porque o congresso para eleger o Presidente e demais membros da cúpula do MPLA está amarrado com cordas de sisal.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário