Figuras de Cá

Figuras de Cá – Edição nº223

Carolina Cerqueira
Rectidão

Carolina Cerqueira não é uma professora mas sim Presidente da Assembleia Nacional que dirige, entre outros, as makas dos deputados no hemiciclo. Ela substituiu Fernando dos Santos e ao contrário dos detractores, afinal Carolina desenvencilha a chefia do Parlamento que estão representados deputados do MPLA, da Unita, da FNLA, do PRS. Primeira mulher Presidente da Assembleia Nacional tem na mente uma rectidão para dirigir o parlamento, sabe dialogar e chamar atenção aos colegas para não desviar a rota dos assuntos que interessam no País.

*********************************

Adalberto Costa Júnior
Opositores!

Presidente da Unita, Adalberto da Costa Júnior afinal enfrenta o seu inimigo figadal no País, o MPLA, no seio do Galo negro confronta-se com seus algozes que querem vê-lo na rua. Expliquemos: Adalberto foi recrutado pela Unita na Europa, mormente em Portugal onde estudava, ganhou simpatia do falecido líder Jonas Savimbi que inclusivamente nomeou como representante da Unita na Itália e depois em Portugal, nunca rezou o catecismo do partido ao contrário de outros, se calhar dos que criticam e sabem bem o comer pão amassado no interior. Daí os porquês dos detractores chamarem-lhe como “colono e depravador das Finanças da Unita”.

*********************************

Luísa Grilo
Dona de Colégio!

Diz que a conhece no professorado e na privatização de Colégios Luísa Grilo é proprietária de colégios privados que foi chamada a titular no Ministério da Educação, nomeada pelo Presidente João Lourenço, mas não deixou a sua propriedade para alguém para a substituir. Quer dizer que Luísa Grilo aceitou a sua nomeação pelo Presidente da República de Ministra de Educação e concorrente com o Estado como proprietária de colégios. Não pode (deve) funcionar como representante do governo e simultaneamente seu concorrente.

*********************************

Dinho Chingunji
Insistência

Dinho Chingunji está a fazer démarches para apresentar à Sociedade um outro partido político para apresentar-se no pleito eleitoral em 2027. Na verdade, Dinho é oriundo da Unita, depois esteve no governo de união de Angola, foi exonerado, criou um partido político que participou e perdeu nas eleições gerais, confrontaram-se os militantes e agora Dinho diz que a experiência ditou-lhe que criar mais um partido político é encorajador. Será mesmo Dinho Chingunji?

*********************************

Quintino Moreira
Experiente!

De facto, Quintino Moreira aprendeu com a experiência de criar partidos políticos em Angola, e não é que a sua fórmula já o fez deputado à Assembleia Nacional nas primeiras eleições! Adivinha-se um outro partido político de Quintino, uma surpresa, diz ele mas não reforça se em coligação ou só porque o anterior já se desfez.

*********************************

Ângelo Victoriano
O ADEUS DA ESTRELA

O antigo basquetebolista Ângelo Vitoriano morreu no dia 13 de Abril, em Luanda, aos 56 anos de idade, vítima de doença prolongada. O ex-capitão da Selecção Nacional e do 1º de Agosto (nascido no Bairro Marçal) padecia de diabetes e encontrava-se internado no hospital Militar, acabando por falecer durante a madrugada. Ângelo Monteiro dos Santos Vitoriano tornou-se no segundo angolano a merecer tamanha distinção “FIBA Hall of Fame”, depois de Jean-Jacques da Conceição, antigo poste, também do 1º de Agosto, em 2013. Trata-se do único jogador africano a ter vencido oito campeonatos africanos da FIBA, superando Jean-Jacques da Conceição e Carlos Almeida, ambos com sete títulos cada. O povo angolano chora a partida prematura da tão talentosa figura e, num momento de dor e consternação, a redacção da revista F&N endereça à família enlutada o mais profundo sentimento de pesar.

*********************************

Joana Lina
No esta- leiro?

É possível que a Sociedade pergunte sobre o paradeiro da Joana Lina, cujo cargo que ela ocupou foi de Governadora Provincial de Luanda?
Activa nas actividades políticas organizada pelo seu partido, o MPLA e nas acções do governo, (ela foi Governadora Provincial do Huambo e, depois, Governadora Provincial de Luanda) Joana Lina de repente sumiu nas luzes da ribalta. Houve períodos que se especulava que ela vai abraçar a diplomacia com a nomeação, pelo Presidente da República, de embaixadora de Angola num País do Médio Oriente mas não surtiu efeitos. Disse-nos alguém que se relaciona com Joana Lina que ela, a Jaja, carinhosamente lhe chamam, está a descansar pelo tempo decorrido e resolver os seus assuntos particulares e familiares.

*********************************

Álvaro Macieira
Todo-terreno!

Álvaro Macieira é um homem todo-terreno e experimenta várias profissões como jornalista cultural, assessor de comunicação e pintor de artes gráficas que se apresenta no Centro Cultural do Palácio de Ferro, em Luanda. Pelo menos conhecemos o jornalista cultural Álvaro Macieira que trabalhou na Agência de Notícias Angop e mais tarde, assessor de imprensa do antigo Primeiro-Ministro Marcolino Moco. Dizem-nos que Macieira é useiro e vezeiro nas artes gráficas notadamente na pintura acrílica. Vamos apreciar.

*********************************

Navita Ngola
AcutilÂncia

Navita Ngola, deputada pela Unita na Assembleia Nacional, não perde a oportunidade de questionar o governo, mormente nas questões de economia que é área dela. Acutilante, a antiga integrante do programa de televisão “Política no Feminino”, baptizou-se no Projecto Muangai, cujo catecismo era orientado por Jonas Savimbi. É filha de Eugénio Manuvakola, um histórico do Galo Negro.

*********************************

João Pinto
Professor

O rótulo cabe-lhe bem sobretudo quando anda por todo País a salientar a função do IGAE em que é seu responsável. Trata-se de João Pinto que inovou a sua acção no seio do IGAE e como relacionar com a Sociedade, órgãos do governo e empresas. E, sem dúvidas, uma acção dignificante esta de João Pinto que enobrece a instituição IGAE cujos louros os trabalhadores devem ostentar. Parabéns Professor João Pinto.

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário