O líder da revolução do Burkina Faso, Ibrahim Traoré faz história no seu País, com ricochete para África e pelo mundo. Varias tentativas para o matar, pretensamente à mando da França e as autoridades ivoriense e beninense estão acusadas pelos burquinabes de servis do país ocidental. PaÍs Ocidental, vírgula a França que tem Burkina Faso relações complicadas desde o momento em que Ibrahim Traoré comandou um golpe de estado no seu país.
Mas o que se vislumbra é mais uma guerra entre países africanos conformando o Burkina Faso contra a Costa do Marfim e o Benim, acusados de Correia de transmissão da França na desestabilização do país de Tomás Sankara. E uma situação que a União Africana deve ter em conta na senda da irmandade e cooperação dos países que devem-se preocupar sobre a África, o nosso Continente, com recursos naturais, minerais e hídricos, pode se desenvolver com sustentabilidade pela honra do povo honesto mas sofredor porque alguns dos nossos dirigentes africanos, instalados nas poltronas palacianas, sujeitam-se aos interesses dos antigos colonialistas.
Toda história de Ibrahim Traoré e o crescimento do Burkina Faso após o sucesso do golpe de Estado, conta o nosso colaborador, Manuel Muanza na rubrica Dossier na revista que se juntou os meses de Agosto e Setembro com notícias suculentas. Como a inauguração, pelo Presidente da República João Lourenço, a modernização do Porto Comercial do Namibe e a construção do Porto Mineraleiro do Sacomar que se junta ao Corredor do Namibe que vai sustentar o desenvolvimento salutar da Província do Mocamedes, quiçá de Angola. Sobre os Porto Comercial do Namibe e o Porto Mineraleiro do Sacomar, o PCA da empresa japonesa CFAO,Nuno Borges foi entrevistado pela F&N porque a empresa foi a construtora das duas infraestruturas que engorda a cooperação entre Angola e Japão.
Enfim, entre notícias,reportagem, entrevistas da Sociedade, Cultura, Moda, Desporto e factos acontecidos na África e no mundo compõem a revista que produzimos para si, estimados leitores.
Boa leitura!


Deixe um comentário