Carta do Editor

Carta do Editor – Edição 219

Nesta altura e durante os primeiros de funcionamento far-se-á aquilo que se chama de “recepção “, à medida que pessoas e equipamentos se forem instalando, vai se perceber se está tudo a funcionar, que alterações terão ser feitas, que constrangimentos existem para o funcionamento da infra-estrutura.Por isso não estamos a falar de um aeroporto completamente pronto a 10 de Novembro, mas de uma estrutura que está apta para começar a operar, que se vai adaptando e desenvolvendo de acordo com às necessidades.

De acordo com o plano, este é um processo com uma duração prevista de 24 meses,o que significa que em Novembro de2025, então sim, a quase totalidade das operações aeronáuticas estarão a funcionar no novo aeroporto. Isto porque o Aeroporto 4 de Fevereiro não será totalmente descontinuado, a estrutura vai manter-se como alternativa se houver algum problema no NAIL, mas também para voos presidenciais visitas oficiais de estadistas estrangeiros ao nosso País. Pelo menos nos primeiros anos será assim, depois se verá se existirá uma outra solução para o espaço onde está o Aeroporto 4 de Fevereiro.

Paralelamente, será necessário avançar com medidas concretas nos acessos rodoviários, a ligação da Praça da Independência ao NAIL pode demorar entre 35 minutos e 3,5 horas, de acordo com as condições do trânsito. Neste sentido, é necessário ser mais rigoroso na disciplina do trânsito, definir claramente zonas de paragem dos autocarros e criar passagens pedonais nos locais adequados e com condições para que a população não atravesse a estrada constantemente. A fluidez do trânsito nesta via também será um factor de sucesso para o novo aeroporto.
Esta será a grande obra do mandato de João Lourenço, um projecto que foi recuperado quando chegou à presidência e que irá custar no final um valor acumulado de, pelo menos, 8 mil milhões de dólares, sendo que mais de metade deste valor ,4,6 mil milhões USD, foram pagos à CIF, na primeira fase de construção.

O empenho do Presidente João Lourenço na conclusão do aeroporto é enorme e terá sido ele quem desbloqueou as verbas necessárias para ultrapassar alguns dos constrangimentos que foram acontecendo.

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