Dá pelo nome de Audi RS e-tron GT performance, tem motor totalmente elétrico e tem uma potência equivalente a 925 CV. Em simultâneo a marca anunciou o lançamento do S e-tron GT e do RS e-tron GT. Com potências equivalentes entre os 679 CV e os 856 CV. O objetivo é aspirar a serem reconhecidos como obras-primas da engenharia automóvel.
E isto porque há novas tecnologias de ponta aplicadas a estes automóveis do construtor alemão como seja um sistema de disco de travão revestido a tungsténio para os RS, sendo que as pinças de travão têm cores como o preto, vermelho e o laranja, consoante a escolha do proprietário. A marca oferece discos cerâmicos de fibra de carbono para toda a gama e-tron GT. A marca anunciou que foi reforçado o eixo de transmissão para garantir uma distribuição de potência suave e reformulou a eletrónica.
Mas tem mais. Há uma nova função boost que funciona durante 10 segundos, sendo anunciada por uma contagem decrescente no cockpit, e que permite ao RS e-tron GT e ao RS e-tron GT performance um aumento de 70 kW de potência durante a condução. Recorde-se que sendo motores 100% elétricos a transmissão da potência à condução é instantânea.
Autonomia
Para carros elétricos é importante perceber até onde chega um carregamento da bateria e a Audi conseguiu neste veículo levar a autonomia até aos 609 km em ciclo WLTP, reduzindo o peso da mesma e aumentando a densidade energética. A bateria pesa agora 625 kg e tem uma capacidade útil de armazenamento de 97 kWh. Por outro lado, a nível de carregamento os engenheiros conseguiram aumentar a potência de carregamento de 50 kW para 320 kW, o que significa que em condições ideais a bateria do e-tron GT pode carregar até 80% da bateria em 18 minutos numa estação de carregamento de alta potência, o que significa que 10 minutos permitem ganhar energia para 280 Km de autonomia.
A nível de suspensão os engenheiros conseguiram uma solução em que a carroçaria fica quase horizontal, mesmo durante travagens fortes, mudança de direção e acelerações. Refere uma nota técnica da marca que nestas situações a suspensão ativa assegura uma aderência quase perfeita, graças à distribuição equilibrada das cargas nas rodas, e durante uma condução suave, a suspensão ativa neutraliza quase totalmente as vibrações da carroçaria, sobretudo nos pisos maus. Por outro lado, entre a tecnicidade existente na viatura está o sistema Audi drive select em que a suspensão compensa a inclinação e o rolamento, reduzindo a aceleração sentida pelos ocupantes do veículo.
Em termos de conetividade é difícil encontrar um concorrente à altura, sendo que a nova família da Audi está conectada graças aos serviços Audi Connect, funções on-demand e uma loja de aplicações. Um dado curioso é que os proprietários do RS e-tron GT performance podem selecionar um mostrador de potência e um velocímetro de fundo branco o que, segundo a marca, é uma homenagem ao Audi RS 2 Avant de 1984, onde os mostradores analógicos eram inicialmente brancos.
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