O Acto de assinatura do memorando de cooperação teve lugar na sala de reunião da Empresa Portuária do Lobito e contou com a presença de uma delegação vinda de Singapura.
O acto de cooperação entre o Porto do Lobito e a Delegação da Singapura ficou marcado com assinatura de Documentos importantes que visa abrir uma janela única em conjunto com a Organização Marítima Internacional(IMO), na qual as autoridades Marítimas e Portuária de Singapura(MPA) concluirão o desenvolvimento da plantaforma genérica da Janela única Marítima (MSW) num momento em que os signatários participaram do teste de funcionalidade de plataforma de MSW, em ambiente de qualidade.
Na ocasião, Martina Fontanet, Técnico Oficial de Secção de Facilitação, disse que, “este projecto piloto que hoje assinamos, representa para nós uma victória, porque vai facilitar na cooperação do comércio Marítimo Internacional de forma auxiliar os outros países a implentarem este requerimento para que se estabeleça uma janela única facilicitadora ao comércio marítimo internacional e ajudar os outros portos a nível do mundo”. A oficial reconheceu a qualidade, dinamismo e prontidão do Porto do Lobito como modelo para outros países do mundo.
“Sentimos que o Porto do Lobito está pronto para implementar e servir de exemplo para os outros países, através de domínio das tecnologias de informação, hoje a unificação do comércio marítimo passa por estes domínios”, ressaltou.
Já o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, agradeceu a delegação de Singapura e frisou que a cooperação com a Organização Marítima Internacional pela escolha do porto na implementação do projecto piloto (SwiFT), pois representa para Angola e principalmente para o Porto do Lobito uma afirmação na arena Portuária como Membro de uma Organização Internacional de bastante calibre no mundo.
Celso Rosas adiantou que “Angola aderiu uma série de confensões internacionais, neste sentido fica demostrada que a Organização Marítima Internacional confia no Porto do Lobito, e nós estamos prontos, visto que é a partir do Porto que se desenvolvem várias actividades nacionais e internacionais, sobretudo de cariz comercial”.
O PCA do Porto do Lobito, garantiu que a instituição que dirige está pronta para atender os nossos desafios. “Como Porto estamos firmes para mais um desafio desta natureza, ambiciosos com o projecto que decorre com toda a lisura e transparência“.
Importa realçar que, a Organização Marítimo Internacional (IMO), é uma agência especializada e vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). Tendo como a sua principal missão a garantia da segurança e protecção do transporte marítimo internacional, bem como, prevenir a poluição atmosférica e marinha causada por navios.
20 de Novembro de 2023, ficou registado com a assinatura do acordo de cooperação entre o Porto do Lobito e a IMO, a rubrica do memorando pela Delegação da Singapura coube ao senhor Gavin Yeo, Director Adjunto de Desenvolvimento de Sistema Sectoriais e pela IMO, a senhora Martina Fontanet, Técnico de Secção e Facilitação e pelo Porto do Lobito o PCA da empresa, Celso Rosas.
O momento histórico contou com a presença de membros do Conselho de Administração do Porto do Lobito, nomeadamente, a Administradora Comercial, Janeth Matana, Administradora de Finanças, Maria Madalena, o Administrador Técnico e Segurança, Cristiano Sobrinho e o Administrador dos Recursos Humanos, Romão de Andrade, bem como a Administradora da AMN, Mara Neto, em representação da PCA da Agência Marítima Nacional, Anisabel Veríssimo e Costa.
Deixe um comentário