Desporto

CADA “LEÃO DE TERANGA” VAI RECEBER 75 MIL EUROS E TERRENOS NO PAÍS

Escrito por figurasnegocios
Recebidos com festa rija em Dakar

A inédita conquista da Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol pelo Senegal levou às ruas de Dakar muitos milhares de pessoas para celebrar com a selecção, regressada dos Camarões. O presidente do país, Macky Sall, cancelou mesmo uma visita oficial às ilhas Comores para poder receber, no aeroporto, o grupo que se impôs ao Egipto de Carlos Queiroz, no desempate por penáltis, depois do 0-0 que persistia no fim do prolongamento.

“Campeões de África! Que jogo! Que equipa!”, escreveu Macky Sall , na sua conta do Twitter, tendo anunciado que vai homenagear o grupo no palácio presidencial.

A euforia levou mesmo o chefe de Estado a decretar esta segunda-feira como feriado nacional para que a população possa celebrar com os ‘leões de Teranga’, que consumaram o momento mais alto da sua história futebolística com o penálti decisivo de Sadio Mané, do Liverpool.

Prémios – Os futebolistas senegaleses que conquistaram no domingo a inédita Taça das Nações Africanas (CAN) foram hoje premiados com 75.000 euros e terrenos em Dakar e na cidade futurista de Diamniadio.

“Sonhámos com a taça, vocês construíram esse sonho e tornaram-no realidade. Finalmente, aqui temos o troféu da Taça das Nações Africanas”, regozijou-se o presidente do país, Macky Sall.
“Vocês honraram a nação, em troca a nação da qual vocês tanto se orgulham deve-vos estas honras”, completou o chefe de Estado, dirigindo-se ao ‘capitão’ Kalidou Koulibaly numa cerimónia no palácio presidencial.

O êxito dos ‘Leões de Teranga’ deixou o país em êxtase, até por ser o seu primeiro título na CAN, depois de ter perdido as finais contra os Camarões no Mali-2002 e com a Argélia na edição do EgiPto-2019.

Toda a comitiva, incluindo futebolistas, equipa técnica, dirigentes e ‘staff’ de apoio, composta por mais de 60 pessoas, foi condecorada com a Ordem Nacional do Leão.

Além dos 75.000 mil euros que vão receber, um valor considerável para os padrões económicos no Senegal, cada membro da delegação foi presenteado com um terreno de 200 m2 em Dakar e outro de 500 m2 na nova cidade de Diamniadio, o projecto futurista do país onde já se situa o recente estádio nacional e outras infraestruturas desportivas e empresariais de luxo.

Consumado o sonho africano, o presidente deseja ver a equipa classificada entre as quatro melhores do Mundial-2022 do Qatar.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário