Maria Corina Machado
PRÉMIO NOBEL DA PAZ
Corina Machado, atribuída como prémio de Campeã da Paz pelo Conselho Norueguês este ano vai esperar a cerimónia da sua outorgação. A líder da oposição vezenuelana foi anunciada pelo Comitê Norueguês como Prémio Mundial da Paz pelos seus feitos na luta contra a discriminação do povo vezenuelano pelo governo de Hugo Chaves, mas agora este conselho decidiu estranhamente a não entregar agora o prémio não obstante assumir que a decisão não afecta a condição de Cor
ina como ganhadora ,como revela o seu comunicado à imprensa mundial. O Comitê Norueguês do Nobel, órgão independente responsável pela escolha dos laureados é formado por 17 organizações independentes, justificou o cancelamento afirmando que o prémio não estava alinhado com os valores da instituição. A presidente Eline H.Lorentzen afirmou que “esta é uma decisão difícil, mas necessária.”
*********************************************
Cristiano Ronaldo
FÃ DE TRUMP
Cristiano Ronaldo, o português que mais sabe rematar a bola, afinal tem outras preferências para além do futebol, negócios e música, gosta na política do Presidente dos EUA. É ele que nos conta: ”Ele é uma das pessoas de que gosto. Gosto de pessoas que possam fazer coisas acontecer”.
Ele gosta de Trump e quer encontrar-se com o Presidente americano num dia e num dos locais onde convier os dois astros, da bola de futebol, Ronaldo,e da política, Donald Trump..
*********************************************
Emmanuel Macron
OPORTUNISTA
A esta altura, Emmanuel Macron, Presidente da França deve estar a viajar por África à procura de uma relação frutuosa com os países que professam francês e que se zangaram com a antiga potência colonial.
Macron, dizem especialistas, vem a África “pressionar” os seus aliados, como a Costa do Marfim para influenciar os desavindos para reactar as relações com a França. Uma tarefa hercúlea tanto para Macron como os seus aliados comandados pela Costa do Marfim. Sobretudo com os países da zona do Sahel que bateram com a porta da rua a França de Macron. Ademais, Ibrahim Traore, Presidente do Burkina Faso – acusou a Costa do Marfim e o Benim como títeres da França para desestabilizar o seu País.
*********************************************
Netumbo Nandi-Ndaitwah
AUTO AFIRMAÇÃ
Presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah incendiou o debate continental afirmando: ”Chega de pedir esmolas no exterior. Não podemos criar líderes que andam de carros blindados financiados por divisas, enquanto o nosso povo carrega o peso dos empréstimos”.
Efectivamente a Namíbia acaba de realizar um feito histórico: liquidou, num único dia, um Eurobond de 750 milhões de dólares, o maior pagamento de dívida soberana da sua história e um dos mais significativos de toda a África Austral. O gesto não é apenas económico, mas profundamente político. Numa altura em que muitos países africanos vivem sufocados por empréstimo e dependência externa, a Namíbia lança um recado directo às potências financeiras internacionais. Diz a Presidente corajosa: ”Não precisamos viver de joelhos”. Com este acto, a Namíbia rompe com a narrativa de fragilidade financeira africana e reafirma.
*********************************************
James Watson
ÓBITO
James Watson, famoso cientista com 97 anos, foi a óbito. Um dos cientistas que revolucionaram a biologia molecular, James Watson foi um dos dois pioneiros no estudo do ADN.
O especialista, nascido em Chicago, EUA, juntou-se a Francis Crick (que morreu em 2004) para identificar a estrutura de dupla hélice do ADN.
Esta histórica descoberta, realizada em 1953, foi um impulso para revolucionar o grande avanço no estudo da biologia molecular.
*********************************************
Gucci Mane
PARCERIA E LEALDADE
Preso em 2014, o rapper norte-americano Gucci Mane protagonizou, ao lado da sua companheira Keyshia Ka’oir, uma história de parceria e lealdade que tem sido amplamente elogiada nas redes sociais. Em 2014, após ser condenado a prisão, o artista confiou os seus últimos 2 milhões de dólares à esposa que assumiu a responsabilidade de gerir o valor durante o tempo em que ele estivesse atrás das grades. Enquanto Gucci Mane cumpria a pena, Keyshia Ka’oir mostrou uma impressionante visão empreendedora: investiu os fundos de forma estratégica e, ao longo dos anos, conseguiu transformá-los em 6 milhões de dólares. Apos a libertação do rapper, devolveu-lhe a totalidade do montante multiplicado. O casal oficializou o matrimónio em 2017 e mantém-se unido até aos dias de hoje. Em 2020, deram as boas-vindas ao seu primeiro filho em comum, Ice Davis. A história de Gucci Mane Keyshia tornou-se um exemplo de confiança mútua, resiliência e espírito empreendedor, inspirando muitos admiradores não apenas pelo sucesso financeiro, mas pela solidez da relação construída ao longo dos anos.
*********************************************
CINCO PRESIDENTES AFRICANOS QUE SÃO FREQUENTEMENTE APONTADOS COMO “PODEROSOS”
O critério de “poderoso” inclui tempo no poder, estrutura de controlo interno, influência regional/geopolítica e recursos económicos ou estratégicos — estes são exemplos representativos:
TEODORO NGUEMA– GUINÉ EQUATORIAL
Teodoro Obiang Nguema Mbasogo- Presidente desde 1979, é o chefe de Estado há mais tempo em funções em África. Governa um país rico em petróleo, o que lhe confere poder económico e diplomático considerável. A sua longevidade no cargo faz dele um símbolo de autoridade na região.
PAUL KAGAME – RUANDA
Paul Kagame – Presidente desde 2000, é reconhecido pela transformação económica e estabilidade de Ruanda após o genocídio de 1994. Kagame tem grande prestígio internacional e é visto como um dos líderes mais estratégicos e disciplinados do continente.
ABDEL EL-SISI – EGIPTO
Abdel Fattah el-Sisi – No poder desde 2014, exerce uma das maiores influências políticas e militares de África. O Egipto é um dos países mais populosos e estratégicos do continente, e El-Sisi tem reforçado o seu papel como mediador em conflitos regionais e líder no norte de África.
PAUL BIYA – CAMARÕES
Paul Biya – No poder desde 1982, é um dos líderes mais antigos do mundo. Detém forte controlo político e militar, mantendo estabilidade interna apesar das tensões no país. O seu longo mandato garante-lhe uma vasta rede de influência dentro e fora de Camarões.
YOWERI MUSEVENI – UGANDA
Yoweri Museveni – No poder desde 1986, Museveni é uma figura central na política da África Oriental. Mantém influência militar e política em países vizinhos e é conhecido por consolidar o seu governo através de uma forte estrutura de segurança e de alianças regionais.


Deixe um comentário