Ciência & Tecnologia

MERCEDES DESENHA O FUTURO MODELO DO SUPERDESPORTIVO

Escrito por figurasnegocios

Imagine um carro eléctrico com 1360 CV de potência e que carrega 400 km de autonomia em cinco minutos. Pois é, esse é o concept Mercedes AMG GT XX, um futuro modelo desportivo de quatro portas produzido em série.

Texto Fotos: Vitor Norinha

Em termos de propulsão a novidade está em três motores eléctricos de fluxo axial e uma bateria de elevado desempenho (AMG.EA) e que foi desenvolvida de raiz. A marca continua a evoluir a nível da cadeia cinemática ao introduzir um novo modelo, que diz ser revolucionário, no motor eléctrico de fluxo axial. A base tecnológica foi desenvolvida por uma participada da Mercedes-Benz, a YASA. Os novos motores arrancam a nível da produção em série em 2026.

O novo concept terá uma potência máxima de 1000 kW, o equivalente a 1360 CV, e permite levar o veículo a uma velocidade máxima de 360 km/h. Em termos técnicos os três motores permitem aquilo que até agora era quase impossível na mobilidade eléctrica com a potência contínua. A energia pode ser recarregada em cerca de cinco minutos para uma autonomia de 400 km, calculada em ciclo WLTP. Refere uma nota da marca que os motores de fluxo axial são mais compactos, leves e mais potentes que os motores eléctricos convencionais, os chamados motores de fluxo radial. Calcula a marca que os motores de fluxo axial geram uma potência que é cerca de três vezes superior à dos motores eléctricos convencionais.

A produção dos motores de fluxo axial é feita na unidade de Marienfelde, Berlim, na Alemanha, sendo que cada unidade envolve 100 processos de produção, sendo que dois terços desses processos são novos para a Mercedes-Benz e os restantes processos são novidades a nível mundial. Há novas formas de tecnologia a laser combinadas com processos de ligação inovadores e inteligência artificial, e as inovações resultaram em mais de 30 pedidos de registo de patentes.

A bateria de alta tensão no concept AMG GT XX foi buscar conhecimentos aos desenvolvimentos feitos com o AMG ONE e com a Fórmula 1. Refere a marca que a bateria eléctrica de elevado desempenho “oferece uma elevada potência com repetibilidade excecional”. Há novos desenvolvimento de células de bateria, arrefecimento directo das células e alta tensão. O conceito novo das células da bateria que são altas e finas, acaba por ter vantagens a nível de arrefecimento das mesmas, e isto porque “o reduzido diâmetro significa que a distância entre o núcleo da célula e o alojamento é particularmente pequena. Isto permite uma rápida dissipação do calor gerado sob carga e garante que cada célula individual seja mantida dentro da gama de temperatura ideal.”

O alojamento das células é feito em alumínio soldado a laser, o que lhe dá uma condutividade eléctrica e térmica melhor.

A nível de carregamento o AMG GT XX atinge uma potência de carregamento superior a 850 kW a 1000 A. E para poder permitir um melhor desempenho no carregamento do veículo a MB trabalhou com a Alpitronic que desenvolveu um protótipo de posto de carregamento capaz de transmitir uma corrente elevada através de um cabo CCS padrão. A MB prevê expandir a a infraestrutura da rede de carregamentos.

A nível de segurança a casa alemã não deixou o assunto por mãos alheias e, por isso, a bateria de alta tensão está integrada centralmente na estrutura de suporte eléctrico, sendo que o seu alojamento de protecção envolve os módulos de células, todos os componentes de comutação e o sistema de gestão de baterias.

Relativamente à configuração exterior as características a assinalar são a traseira fastback dinâmica, o capô rebaixado e o para-brisas inclinado. O veículo será apresentado na cor laranja sunset beam. Terá saídas de ar bipartidas no capô, cada uma com duas aletas. O capô abrange a secção dianteira até aos guarda-lamas.  Os espelhos exteriores estarão posicionados a uma altura elevada nas portas dianteiras ao estilo típico dos modelos de competição. Os revestimentos das embaladeiras das portas integram contornos aerodinâmicos que se estendem até aos guarda-lamas traseiros. A superfície vidrada contínua afunila no sentido da secção traseira, permitindo ombros particularmente largos.

Em termos de aerodinâmica a marca frisa que a 300 km/h cerca de 83% da força de tracção produzida é utilizada para superar a resistência aerodinâmica, e isto revela a necessidade de uma aerodinâmica eficiente. Por outro lado, o sistema de tracção integral com três motores eléctricos permite uma distribuição de binário totalmente variável às rodas dianteiras e traseiras. A transição do modelo de tração traseira para o modo de tracção integral e vice-versa, processa-se continuamente com base num mapa de características que integra os algoritmos de controlo em toda a arquitectura do veículo.

Altifalantes nos faróis: Uma curiosidade de carros eléctricos de alta performance é a necessidade de criação de um som, pois os motores eléctricos são silenciosos. Ora, neste concept AMG os altifalantes exteriores para projetar os sons da condução estão integrados nos faróis pela primeira vez. É usado o alojamento do farol como cavidade doe altifalante, sendo que a integração economiza espaço, reduz o peso e permite novas variantes de som. Diz ainda a marca que a tecnologia de membrana passiva na barra de som permite uma reprodução de graves de baixa frequência e de maior potência.

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