Por: Vítor Norinha
Virar sobre si mesmo, fazendo uma volta de 360 graus é possível com o novo SUV Yangwang U8, um carro de luxo de uma submarca da chinesa BYD, e que é um plug-in híbrido. Tem um peso de 3500 kg, o que significa que em alguns países obriga a habilitação de condução de um pesado, e funciona com quatro motores elétricos independentes, um em cada roda. No mercado português ainda não tem previsão de comercialização, mas aquilo que se sabe é que é possível encomendar por catálogo e o preço será certamente avantajado.
Este SUV tem uma potência total de 1200 CV ou 880 kW, o que é avassalador, e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Este é, possivelmente, o pináculo da inovação e, aliás, o construtor usa o U8 como modelo de desenvolvimento de tecnologias que depois são adaptadas aos modelos comerciais da marca chinesa BYD. A marca reforça a ideia de inovação com a Plataforma e4 e o Sistema Inteligente de Controlo Corporal Disus que garante controlo, segurança e desempenho inigualáveis. A Plataforma e4 tem o primeiro sistema de condução independente de quatro motores produzido em massa, sendo que cada motor controla independentemente o binário, permitindo ajustes instantâneos para garantir a melhor condução, mesmo em condições extremas de gelo ou de rebentamento de um pneu, aliás, o veículo consegue circular apenas sobre três rodas. O U8 executa a manobra do Tank Turn, ou seja, a rotação de 360 graus no mesmo local, e tem dispositivos que permite a flutuabilidade em situações de emergência, como seja inundações ou atravessamento de pequenos rios. A autonomia em modo puramente elétrico é da ordem dos 100 km, tendo um motor a combustão alimentado a gasolina.
O controlo Corporal DiSus permite aumentar ou baixar a altura para enfrentar terrenos difíceis, ou entrar em zonas de baixa altura, permitindo o ajustamento da suspensão na ordem dos 15 cm. O seu desenho permite ainda superar uma profundidade de atravessamento de 1 metro.
O interior foi desenhado de acordo com as regras do Golden Ratio, uma fórmula matemática presente em elementos da natureza como pétalas de flores e conchas e em obras primas como na “Mona Lisa” ou na “A Última Ceia”, ambas de Leonardo da Vinci, ou ainda na harmonia e perfeição do templo Parthenon. Este grande SUV tem 5,310 metros de comprimento, dois metros de largura e 1,930 metros de altura, enquanto a distância entre eixos é de três metros, o que potencia o ambiente interior de grande conforto. Uma história interessante está relacionada com a criação do logotipo Yangwang que foi inspirado nos ossos oraculares chineses para “eletricidade”, e que simboliza o progresso e a busca incessante pela inovação. A arquitetura avançada inclui design do Master Body e os sistemas de ajuda à condução.
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