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A fantástica história da Lamborghini no último meio século

Escrito por figurasnegocios

Foram 50 anos a produzir os mais rápidos, os mais bonitos, os mais icónicos carros do mundo.

Estamos em Sant’Agata Bolognese, Itália, e onde começa esta estória. Em março de 1074 arranca a produção em massa do Countach, um modelo icónico que se manteve no mercado durante 16 anos! O Countach foi o primeiro Lamborghini cuja carroçaria foi feita internamente, com a modelagem das chapas realizada à mão, e o primeiro modelo cujos interiores foram produzidos pelo Departamento de Estofos da Lamborghini, uma verdadeira revolução e que, 50 anos depois, se tornou uma tradição em Sant’Agata Bolognese, diz a empresa em nota. 50 anos depois a marca trouxe de volta à linha de produção o primeiro Countach LP 400, no local onde hoje é produzido o Lamborghini Revuelto, “para uma sessão fotográfica que une passado e presente”. O Lamborghini Countach LP 500 foi apresentado como um “concept car” no Salão Automóvel de Genebra em março de 1971, e o sucesso imediato tornou fácil a decisão de transformá-lo num carro de produção, indica a marca. Foram necessários vários protótipos e três anos de desenvolvimento técnico e testes intensivos em estrada para que o modelo de produção, o Countach LP 400, estivesse pronto. Enquanto o carro esteve em desenvolvimento, estavam em curso trabalhos em Sant’Agata Bolognese para criar a linha de produção onde o Countach seria fabricado. Este foi mais um dos aspetos revolucionários do Countach pois pela primeira vez na história da Lamborghini, a carroçaria seria feita internamente. Até então, os carros da Lamborghini eram produzidos em dois locais diferentes, com as partes mecânicas fabricadas pela Lamborghini e a carroçaria construída por fabricantes externos, sendo depois enviada para Sant’Agata Bolognese para ser montada com o chassis e as partes mecânicas. Isto foi uma revolução no sentido de que a decisão levou ao crescimento exponencial da empresa no segmento dos desportivos de luxo.

Revuelto ocupa espaço  do Countach

A fábrica original da Lamborghini compreendia uma área coberta de 12 mil m2 e a construção começou em 1963 e terminou em 1966, na mesma época em que a produção da caixa de velocidades e do diferencial também passou a ser realizada internamente. A fábrica incluía a área de produção, escritórios, salas de testes e oficina de serviços. A produção contava com duas linhas: Uma para os motores e partes mecânicas e outra para a montagem dos veículos. Em outubro de 1968, a Lamborghini anunciou a conclusão da construção de três novos edifícios industriais, adicionando 3.500 m2 de área coberta. Hoje, a fábrica é bastante diferente, ocupando uma área de 346 mil m2, mas a área onde o Countach foi montado, conhecida como “Linha de Montagem nº 1” do Countach, permanece a mesma e é agora onde o Revuelto, o novo híbrido plug-in de 12 cilindros da Lamborghini, é produzido.

A estória

Durante os anos do Countach, a linha de montagem era simples e de pequena escala, com todas as operações realizadas manualmente. Os painéis da carroçaria eram moldados e depois verificados num molde de madeira antes de serem soldados e ajustados no molde da carroçaria. Este processamento final era essencial, visto que cada peça, apesar de parecer idêntica às outras, era ligeiramente diferente devido à produção e montagem manual. A carroçaria completa, ainda em alumínio bruto, era então combinada com o chassis. Esta unidade, posicionada sobre um carrinho industrial que corria sobre calhas, percorria as várias estações de montagem, onde as diferentes partes mecânicas eram instaladas. O Countach também foi o primeiro a envolver o Departamento de Estofos da Lamborghini, que inicialmente era responsável apenas pela instalação e montagem dos interiores em parceria com fornecedores externos. Com o tempo, o departamento tornou-se completamente autónomo, inclusive no que diz respeito aos estofos de couro e costura, tornando-se uma parte essencial da personalização ainda oferecida hoje pela Lamborghini aos seus clientes através do programa Ad Personam.

Enquanto na década de 1970 o alumínio era utilizado, agora há a fibra de carbono, que também é produzida no local em Sant’Agata Bolognese.

Meio século separa o Countach do Revuelto, “e durante este período, os volumes de produção também mudaram: Nos 16 anos de produção do Countach, foram produzidas 1999 unidades; nos 11 anos de produção do Diablo, foram fabricadas 2903 unidades; nos nove anos do Murciélago, foram produzidos 4 mil veículos; e nos 11 anos do Aventador, mais de 11 mil unidades”. Diz a empresa que apesar dessas diferenças, unidos pelo local de produção, existem muitos elementos comuns entre o Countach e o Revuelto. Em primeiro lugar, o conjunto técnico geral é o mesmo, com um motor traseiro de 12 cilindros em posição longitudinal. No entanto, no Revuelto, também existe um pacote de baterias, o que levou a deslocar a caixa de velocidades para a traseira do motor V12. A configuração é a mesma, assim como as portas, que foram vistas pela primeira vez no Countach antes de se tornarem uma característica distintiva dos modelos V12 da Lamborghini. Além disso, nos elementos estilísticos, que mostraram uma continuidade extraordinária do Countach ao Diablo, depois ao Murciélago e ao Aventador, a linha visual subtil que percorre entre o guarda-lamas dianteiro e o teto, terminando com o spoiler traseiro, é de facto conhecida como a “linha Countach”. A primeira versão do Countach, com 152 unidades produzidas, foi o LP 400 (1974-1978), caracterizado pelos guarda-lamas sem extensões e pelo tecto com reentrância central projetada para o espelho retrovisor, o que lhe valeu o apelido de “Periscópio”. O LP 400 S (1978-1982), com 235 unidades, foi derivado diretamente do LP 400 especial que o entusiasta canadiano Walter Wolf encomendou à Lamborghini. O LP 400 S era caracterizado pela adopção de pneus Pirelli de perfil baixo, extensões dos aros das rodas, jantes em estilo “disco telefónico” e o apêndice aerodinâmico posicionado abaixo da parte dianteira. Esta configuração, embora otimizada e integrada em versões posteriores, tornou-se a característica distintiva do Countach na década seguinte.

O 5000 S (1982-1984), produzido em 323 unidades e com poucas alterações em termos estéticos, apresentava um motor V12 com cilindrada aumentada para 4,8 litros. O Countach Quattrovalvole que se seguiu (1985-1988), com 631 unidades, caracterizava-se visualmente pela “protuberância” no capô, necessária para acomodar o motor de 5,2 litros, equipado com um sistema de válvulas de quatro tempos para cada cilindro. O Countach 25th Anniversary (1988-1990), com 658 unidades, foi criado para celebrar os 25 anos da fundação da marca e envolveu uma revisão total dos apêndices aerodinâmicos do Countach. As entradas de ar nos guarda-lamas traseiros e alguns painéis, como os dos capôs, também foram alterados e, pela primeira vez, feitos de fibra de carbono. De destacar que “o sucesso comercial do Countach esteve sempre em ascensão, caso das duas últimas versões que foram produzidas em maior número, beneficiando da homologação obtida para a venda do Countach no mercado americano”, conclui a marca.

Fichas Técnicas:

Lamborghini Countach LP 400

  • Motor: V12 a 60°, em alumínio
  • Diâmetro x curso (mm): 82 x 62
  • Cilindrada: 3929 cc
  • Taxa de compressão: 10.5:1
  • Potência: 375 CV a 8000 rpm
  • Distribuição: 2 a.c.c. com controlo por corrente, 2 válvulas por cilindro
  • Sistema de alimentação: 6 carburadores duplos Weber 45 DCOE
  • Lubrificação: cárter húmido
  • Caixa de velocidades: manual Lamborghini de 5 marchas + MA
  • Embraiagem: seca, monodisco
  • Chassis: tubular com painéis de carroçaria em alumínio
  • Suspensão: independente dianteira e traseira em paralelogramo, molas helicoidais e amortecedores telescópicos
  • Travões: discos ventilados
  • Distância entre eixos (mm): 2450
  • Largura das vias (mm): dianteira 1500; traseira 1520
  • Pneus: Michelin XWX dianteiros 205 X 14, traseiros 215 X 14
  • Peso em ordem de marcha: 1065 kg

Lamborghini Countach LP 400 S

  • Motor: V12 a 60°, em alumínio
  • Diâmetro x curso (mm): 82 x 62
  • Cilindrada: 3929 cc
  • Taxa de compressão: 10.5:1
  • Potência: 353 CV a 7500 rpm
  • Distribuição: 2 a.c.c. com controlo por corrente, 2 válvulas por cilindro
  • Sistema de alimentação: 6 carburadores duplos Weber 45 DCOE
  • Lubrificação: cárter húmido
  • Caixa de velocidades: manual Lamborghini de 5 marchas + MA
  • Embraiagem: seca, monodisco
  • Chassis: tubular com painéis de carroçaria em alumínio
  • Suspensão: independente dianteira e traseira em paralelogramo, molas helicoidais e amortecedores telescópicos
  • Travões: discos ventilados
  • Distância entre eixos (mm): 2450
  • Largura das vias (mm): dianteira 1492; traseira 1606
  • Pneus: Pirelli P7, dianteiros 205/70-15, traseiros 345/35-15
  • Peso em ordem de marcha: 1200 kg

Lamborghini Countach LP 5000 S

  • Motor: V12 a 60°, em alumínio
  • Diâmetro x curso (mm): 85,5 x 69
  • Cilindrada: 4754 cc
  • Taxa de compressão: 9.2:1
  • Potência: 375 CV a 7000 rpm
  • Distribuição: 2 a.c.c. com controlo por corrente, 2 válvulas por cilindro
  • Sistema de alimentação: 6 carburadores duplos Weber 45 DCOE
  • Lubrificação: cárter húmido
  • Caixa de velocidades: manual Lamborghini de 5 marchas + MA
  • Embraiagem: seca, monodisco
  • Chassis: tubular com painéis de carroçaria em alumínio
  • Suspensão: independente dianteira e traseira em paralelogramo, molas helicoidais e amortecedores telescópicos
  • Travões: discos ventilados
  • Distância entre eixos (mm): 2450
  • Largura das vias (mm): dianteira 1492; traseira 1606
  • Pneus: Pirelli P7, dianteiros 205/50-15, traseiros 345/35-15
  • Peso em ordem de marcha: 1490 kg

Lamborghini Countach Quattrovalvole

  • Motor: V12 a 60°, em alumínio
  • Diâmetro x curso (mm): 85,5 x 75
  • Cilindrada: 5167 cc
  • Taxa de compressão: 9.5:1
  • Potência: 455 CV a 7000 rpm
  • Distribuição: 2 a.c.c. com controlo por corrente, 4 válvulas por cilindro
  • Sistema de alimentação: 6 carburadores duplos Weber 44 DCNF
  • Lubrificação: cárter húmido
  • Caixa de velocidades: manual Lamborghini de 5 marchas + MA
  • Embraiagem: seca, monodisco
  • Chassis: tubular com painéis de carroçaria em alumínio
  • Suspensão: independente dianteira e traseira em paralelogramo, molas helicoidais e amortecedores telescópicos
  • Travões: discos ventilados
  • Distância entre eixos (mm): 2500
  • Largura das vias (mm): dianteira 1536; traseira 1606
  • Pneus: Pirelli P7 F, dianteiros 225/50-VR15, traseiros 345/35-VR15
  • Peso em ordem de marcha: 1490 kg

Lamborghini Countach 25th Anniversary

  • Motor: V12 a 60°, em alumínio
  • Diâmetro x curso (mm): 85,5 x 75
  • Cilindrada: 5167 cc
  • Taxa de compressão: 9.5:1
  • Potência: 455 CV a 7000 rpm
  • Distribuição: 2.a.c.c. com controlo por corrente, 4 válvulas por cilindro
  • Sistema de alimentação: 6 carburadores duplos Weber 44 DCNF
  • Lubrificação: cárter húmido
  • Caixa de velocidades: manual Lamborghini de 5 marchas + MA
  • Embraiagem: seca, monodisco
  • Chassis: tubular com painéis de carroçaria em alumínio, fibra de vidro e fibra de carbono (capô do motor dianteiro e compartimento de bagagem)
  • Suspensão: independente dianteira e traseira em paralelogramo, molas helicoidais e amortecedores telescópicos
  • Travões: discos ventilados
  • Distância entre eixos (mm): 2500
  • Largura das vias (mm): dianteira 1536; traseira 1606
  • Pneus: dianteiros 225/50-ZR15, traseiros 345/35-ZR15
  • Peso em ordem de marcha: 1490 kg

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