Marcelo Rebelo de Sousa
ADOENTADO!
É sério: o Presidente da República de Portugal caiu numa manifestação política e os convivas que o esperavam socorreram-lhe e levaram-no ao hospital público próximo, em Lisboa.
Foi no início de Julho e Marcelo de Sousa já está estável e trabalha normalmente mas nenhuma justificação oficial da Presidência portuguesa foi justificada, não obstante ele supôs em conversa informal.
*******************************************
Macky Saall
SENEGALIDADE!
Não restam dúvidas, em África em geral e no Senegal particularmente que o gesto de Macky Saall não vai se candidatar como Presidente do seu país viralizou e o facto marcou na sociedade africana porquanto se regozijou que uma guerra civil não vai acontecer no Senegal.
*******************************************
Ali Bongô
INSISTÊNCIA
Ali Bongô, actual Presidente do Gabão, que sofreu em Outubro de 2018 um derrame, insiste para se candidatar às eleições presidenciais no seu País, em 2 de Agosto deste ano, Bongô, de 64 anos, está na presidência desde 2009, e foi reeleito em 2016. A oposição gabonesa contesta o propósito de Bongô, alegando que ele está adoentado mas o Presidente do Centro Eleitoral afirmou que a sua candidatura foi aprovada. Sem dúvidas, no nosso Continente, os presidentes dos países primeiro provam o Poder e não gostam de sair do poleiro!
*******************************************
Nelson Chamisa
OPOSIÇÃO
Nelson Chamisa, de 45 anos, vai disputar com o representante da ZANU as eleições presidenciais do Zimbabwe em Setembro. Confiante, Nelson admite suplantar o adversário, quiçá vencer as eleições e “ruar o partido governante no destino do povo zimbabweano.”
*******************************************
Valerie-Noele Kodjo Diop
COMPETÊNCIA
Directora do Departamento de Inovação e Desenvolvimento do BOAD, Banco Oeste Africano de Desenvolvimento, Valerie-Noelle Kodjo Diop é considerada “mulher competente que arrisca no trabalho para preservar a profissão em África e no mundo.
*******************************************
Koyo Kouoh
MULHER DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Nasceu em Douala, Camarões, em 67, poliglota, nómada, Koyo Kouoh,a comissária de exposições independentes e operadora cultural, não pára de divulgar a arte contemporânea de África. Desde Hamburgo (Alemanha), dirigiu a trienal de fotografia, aportou em Dakar (Senegal) que criou o Centro Cultural com parceiros antes de estar em Cabo (África do Sul) para dirigir o Museu Zeitz de Arte contemporânea de África (Zeitz Mocaa).
*******************************************
Ousmane Sonko
BATALHADOR
Ousmane Sonko, figura da oposição senegalesa, foi um dos batalhadores para a pretensa terceira vez que o Presidente Macky Sall elegeu-se como Presidente da República do Senegal. Mobilizou a população contra os desígnios do Presidente Macky Saall pela pretensão de se eleger na terceira vez consecutiva, acção que lhe valeu a interdição de se candidatar a Presidente do seu país e a ameaça de prisão, pelas autoridades securitárias senegalesas mas o seu principal objectivo vingou. Macky Saall não vai concorrer a terceira eleição a Presidente do Senegal.
*******************************************
Domingos Simões Pereira
PARLAMENTO
Domingos Simões Pereira Presidente do PAIGC, partido coligado nas eleições legislativas da Guiné Bissau é proposto como Presidente do Parlamento do país e logicamente vai governar com o seu inimigo figadal, Umaro Sissoco Embalou, Presidente da República. Adivinhando contradições, que é um facto, as relações entre os dois exigem patriotismo, seriedade e cumplicidade política para o bem comum para a sociedade bissau-guineense.
Deixe um comentário