O Governo da província do Uíge está a trabalhar num plano estratégico que visa fomentar a produção de café em grande escala, para voltar a ser referência mundial no sector.
Para atingir este objectivo, o Governo local conta com o apoio do Executivo e da União Europeia para revitalizar a indústria cafeeira do Uíge, no quadro do Programa de Modernização e Desenvolvimento da Cadeia de Valor do Café, inserido no Projecto MUCAFÉ.
Em declarações à imprensa, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uíge, Eduardo Gomes, disse que a recuperação gradual da produção de café na província reforça a importância estratégica do sector para a economia local, em particular, e do país, em geral.
A parceria da União Europeia vai contribuir para a criação e distribuição de mudas melhoradas, bem como para a capacitação dos produtores. O programa visa recuperar os níveis históricos de produção, em que a província se tornou famosa como a “Terra do Bago Vermelho”.
Actualmente, o Governo provincial trabalha para restaurar a produtividade do café e transformar a província em um pólo de referência mundial, promovendo a qualidade e a sustentabilidade do cultivo.
O director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uíge, Eduardo Gomes, destacou que a província registou um aumento significativo na produção de café. Em 2025, a província do Uíge alcançou 7.485 toneladas de café, um crescimento notável em relação às 6.630 toneladas do ano anterior.
Este progresso, acrescentou, é impulsionado pelo envolvimento de 15.418 produtores na campanha agrícola 2024-2025. “Estamos a produzir cerca de 1.410 milhões de mudas de café, que vão ser distribuídas aos produtores da província. O Uíge continua a dar sinais claros de recuperação e, até 2027, esperamos alcançar a produção de 3 milhões de mudas de café”, concluiu.



Deixe um comentário