Por Vítor Norinha
Para os próximos 12 meses as empresas nos EUA revelaram estarem otimistas quando à evolução das vendas, mas também esperam uma redução das margens comerciais, avança um estudo do segurador Crédito y Caución. Refere esta fonte que 50% das vendas B2B nos EUA são realizadas a crédito, e 70% das empresas estão a aumentar a oferta de crédito comercial. Por seu lado, a maioria dos fornecedores está a ajustar as suas políticas de crédito para proteger o fluxo de caixa e manter a liquidez.
Relativamente à política de pagamentos, o survey da Crédito Y Caución diz que um terço das empresas americanas diz ter sofrido alterações significativas a nível de cobranças, e outro diz ter sofrido atrasos e prazos de pagamento mais longos, e apenas o último terço não registou alterações. A mesma fonte fala em “cenário fragmentado” a nível do risco de clientes nos EUA, o que coloca desafios operacionais em todas as cadeias de fornecimento. O crédito bancário é a principal fonte de financiamento para 68% das empresas, enquanto o financiamento com faturas é usado por 57% das empresas entrevistadas. A subida de custos e as pressões administrativas são justificadas com novas exigências regulamentares, enquanto a volatilidade económica e do mercado é outro desafio. O resultado é a pressão sobre as margens e o abrandar as decisões de investimento no mercado americano.
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