Mundo

UE RECUSA DIÁLOGO ECONÓMICO COM A CHINA

Escrito por figurasnegocios

A União Europeia (UE) recusou realizar uma reunião económica de alto nível com a China antes da cimeira de líderes prevista para Julho, devido à falta de progressos em várias disputas comerciais.
A decisão de Bruxelas de não avançar com o Diálogo Económico e Comercial de Alto Nível UE-China sublinha as profundas divergências entre ambas partes, apesar dos esforços de Pequim para reforçar laços com a Europa, num contexto de rivalidade com os Estados Unidos, reportou a Lusa.
Esta reunião é habitualmente usada para preparar a cimeira de líderes, agendada este ano para 24 e 25 de Julho, em Pequim, e que assinala os 50 anos de relações diplomáticas entre a China e o bloco europeu. “Pequim quer realizar o encontro, mas não estamos a ver avanços em nenhuma das nossas conversações”, disse ao jornal britânico uma das fontes, que pediu para não ser identificada.
Segundo um alto responsável europeu, que falou também sob anonimato, o bloco só aceitaria realizar a reunião, caso existissem acordos a implementar durante a cimeira.
A relação entre a UE e a China foi abalada nos últimos anos por crescentes disputas comerciais. Em 2023, Bruxelas impôs tarifas sobre veículos eléctricos chineses, devido a subsídios estatais considerados excessivos. Pequim respondeu com taxas ‘antidumping’ sobre o brandy europeu e investigações a subsídios à carne de porco e a certos produtos lácteos, que podem levar a novas sanções comerciais.
Nas últimas semanas, a UE proibiu dispositivos médicos chineses na maioria dos concursos públicos e aplicou tarifas ‘antidumping’ à madeira compensada vinda da China.
A prática de ‘dumping’ consiste na venda a preços inferiores ao custo de produção, explica a mesma fonte.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário