Ana Dias Lourenço
APELOS À JUSTIÇA
É verdade, Ana Dias Lourenço, Primeira Dama de Angola, é muito incisiva com problemas que despontam no País mais do que ela integrou os diferentes governos do MPLA. Desde que a Sociedade criticou a Justiça no julgamento de homens mais velhos violarem crianças e adolescentes, a Primeira-Dama com a voz embargada pelo choro, acatou a preocupação pública para conversar (discutir) com a magistratura suprema, e no princípio de Junho, ao dissertar numa conferência de mulheres, em Luanda, Ana Dias, preocupada com a família, mormente de jovens femininas, aproveitou para mandar recados a governação. São discursos soltos que na governação Ana Dias Lourenço não podia.
*************************
ASCENDÊNCIA
Mara Kioza
ovem que galga na política e na governação, Mara Kioza está na ascensão da Sociedade pela sua disciplina e entrega ao seu partido, o MPLA de onde foi eleita como vice Presidente, substituindo Luísa Damião. Mara Kioza aprendeu como estar no seu partido onde tem makas internas dos/sobre militantes que palmilham o percurso da governação de Angola durante quase cinquenta anos.
Proposta pelo Presidente do MPLA, não deixa os seus créditos a qualquer militante como ela, descendente de uma família de patriotas que no longínquo 1960 abraçou a luta de libertação de Angola contra o colonialismo português.
*************************
DIPLOMACIA
Fátima Jardim
Fátima Jardim é indicada por Angola Secretária-Geral da CPLP funcionando em Lisboa, capital portuguesa e substitue o representante de Timor Leste que acabou a sua missão. Fátima foi Ministra das Pescas no período de José Eduardo dos Santos mas, com João Lourenço, entrou na diplomacia com o cargo de Embaixadora Plenipotenciária de Angola na Itália. Agora na diplomacia, Fátima Jardim vai ocupar a Secretaria-Geral da CPLP que representa o todo de países falantes do português, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Timor Leste, São-Tomé e Príncipe e Portugal
*************************
APAGADA
Navita Ngolo
No passado, na Assembleia Nacional, Navita Ngolo era na bancada parlamentar da Unita, era das mais destacadas e inclusivamente participava no programa informativo da TPA Política no Feminino.
Agora, a chama de Novita apagou não obstante que ela é vice-Presidente do grupo parlamentar da Unita. O que se passa, maninha Navita Ngolo?
*************************
TRAIÇÃO
Joaquina do Nascimento
A Juíza Conselheira do Tribunal Supremo, Joaquina do Nascimento é alvo de uma traição profissional no próprio tribunal que afirmam no painel de informação CK que ela foi jubilada agora. O responsável da traição à juíza dizem que está no gabinete do Juiz Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo que deve resolver essa maka cabeluda.
E justo recordar que, Joaquina do Nascimento foi primeira do concurso que o Presidente da República decidiu nomear Joel Leonardo, terceiro melhor classificado, na competência legal que diz a Constituição da República.
*************************
MAKAS ENTRE CAMARADAS
João Lourenço/Higino Carneiro
É verdade, o diferendo entre João Lourenço contra Higino Carneiro é maka do Partido deles, o MPLA que deve realizar o congresso ordinário para eleger o Presidente. João Lourenço vai terminar a sua presidência e Higino Carneiro é um dos proponentes ao cargo. As equipas de marketing deles estão a menti-los:de João Lourenço presume-se que os marqueteiros tergiversaram o processo político para a realização do Congresso e consequentemente a eleição presidencial para a continuidade e a equipa de Higino Carneiro quer que o seu candidato concorra e ganhe, daí que aticem o seu candidato para falar com o ainda Presidente do Partido, para conversarem sobre a sucessão presidencial, o que aconteceu a conversa sobre a qual os marqueteiros de Higino contactaram a imprensa para divulgar o evento com mentiras. Deu bluff e os candidatos para a presidência do MPLA, João Lourenço para a sua sucessão e Higino Carneiro já não se falam.
*************************
VIRA-CASACA
Hélder Chiuto
Hélder Chiunto parece que alcançou o seu objectivo, de ser Presidente de um partido político após vegetar na sociedade, nomeadamente na religião, no activismo político e no jornalismo, como comentador e redactor. Partido da Confiança é o nome do seu partido que vai formalizar ao Tribunal Constitucional proximamente para integrar, em 2027, o conjunto de partidos concorrentes para a eleição legislativa e presidencial.
*************************
PREVARICAÇÃO
Sílvia Lutucuta
Centenas de médicos angolanos estão a estagiar em Portugal fruto da colaboração financeira do Banco Mundial/FMI. Segundo soubemos, uma das instituições financeiras já deu um budget inicial para os formandos, através do Ministério da Saúde cuja titular confirmou à imprensa oficial. Mas o espanto geral surgiu dos estudantes que lamentaram não receber algum dinheiro para gastar no dia-a-dia na permanência em Portugal; inclusive alguns médicos ameaçam voltar para Angola onde, dizem, têm salário para gastar não obstante reconhecerem que o estágio a que estão sujeitos vai contribuir para a sua formação profissional. Culpam o Ministério da Saúde cujo responsável da formação dos médicos dizem que recebeu sim mais de duzentos milhões de dolares e recomendam à Ministra da Saúde agir rápido e urgente contra os prevaricadores. Senhora Sílvia Lutucuta, sua ordem é documento.
*************************
DOUTORADO
Augusto Tomás
Augusto Tomás é doutor em economia, formado na Universidade Agostinho Neto. Depois de sair da cadeia,
Tomás, resoluto e fiel à sua honra e personalidade, decidiu continuar estudar, mormente batalhar após a reclusão, para o doutoramento. Tomás foi estudante na Universidade Agostinho Neto, licenciado e agora é doutorado em economia após defender a tese intitulada “Transportes, logística e o desenvolvimento sustentável de Angola (2008-2017). O trabalho analisa, ao longo de uma década, o papel estratégico do sector dos transportes na economia de Angola. Por sinal, Augusto Tomás nesse período, integrou o governo do falecido Presidente da República, José Eduardo dos Santos, assumindo o cargo de Ministro dos Transportes.
Deixe um comentário