Por Vítor Norinha
A Lamborghini acaba de apresentar o primeiro desportivo feito em casa, ou seja, desenhado e construído em Sant’Agata Bolognese, Itália. Trata-se do Lambo GT3, com um chassis leve, em alumínio, do tipo spaceframe, uma carroçaria em carbono e um motor V8 biturbo.
Esta máquina deriva do Temerario de série, lembrando que um projeto com êxito desportivo derivado de um veículo de produção em série, o Huracán GT3, e com o qual a marca venceu 96 provas e vendeu 200 unidades. Refere a marca que todas as vertentes do Temerario GT3 foram otimizadas para a competição, enquanto a equipa de design manteve a essência do modelo de produção em série.
Em termos de pormenor realçamos o chassis que foi construído em alumínio, tendo sido simplificado para permitir uma rápida extração de recolocação dos subchassis dianteiro e traseiro durante as operações em pista. Na secção central do chassis foi integrada uma “rool cage” para cumprimento das normas de segurança FIA GT3, e no subchassis dianteiro foram removidos os motores elétricos que fazem parte do modelo de produção série. A carroçaria é nova, tendo sido construída, pela primeira vez, com material compósito à base de carbono, para reduzir o peso do veículo. O veículo foi adaptado aos requisitos do novo motor e do sistema de refrigeração dos travões e, desta forma, alcançar os objetivos em termos de carga aerodinâmica e garantir o melhor equilíbrio aerodinâmico. A carroçaria foi concebida para poder ser desmontada e montada rapidamente durante os dias de corrida e, desta forma, reduzir o tempo de substituição de peças nas boxes. O sistema de abastecimento de combustível foi atualizado para permitir um maior fluxo que entra no depósito, e o veículo passou a ter um novo sensor de combustível que permite leituras mais precisas. A aerodinâmica foi melhorada para permitir mais estabilidade na travagem e redução das alterações de carga em curva.
A potência tem origem num motor V8 biturbo de 4,0 litros e que foi desenvolvido com base num novo turbo e numa nova unidade compressora. Os regulamentos internacionais não permitem sistemas híbridos. A potência passou a situar-se nos 550 CV, contra os 800 CV da produção em série. O motor está acoplado a uma caixa de velocidades transversal de seis relações, e a caixa de ar de admissão foi redesenhada para ir ao encontro dos novos requisitos dos turbocompressores mais pequenos e que são usados na versão de competição. A suspensão conta com novos amortecedores e seis vias da KW. Por outro lado, frisa a marca que os pontos de ancoragem da suspensão já não requerem inserções de carbono no chassis, utilizando, antes, pratos de montagem. Os pneus estão montados em jantes de 18 polegadas. E o GT3 conta com uma direção personalizada com cremalheira hidráulica, desenhada para alcançar uma geometria de suspensão ótima e também para maximizar a performance com elementos de todos os grandes fabricantes de pneus.
O veículo está na fase de desenvolvimento que ficará concluída em 2026, devendo ter estreia oficial nas 12 Horas de Sebring, em março próximo.
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