Para assinalar os 50 anos da independência nacional, o lendário e um dos mais emblemáticos grupos de RAP angolano SSP promove, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um concerto musical, com a participação especial das “As Gingas do Maculusso” e do grupo “O2”.
SSP, acrónimo de South Side Posse, que em português significa “O bando do Lado Sul”, é um grupo de RAP angolano formado em 1992, com Big Nelo, Paul G, Jeff Brown e Kudy.
O agrupamento ganhou notoriedade na cena musical na década de 90 e, sendo considerado pioneiro do estilo em Angola, contribuiu significativamente para a popularização do hip-hop.
O grupo ficou conhecido com músicas que marcaram épocas, como “Olhos café”, “Amar sem ser amado”, “Canta comigo (essa keta)”, “Reis da Noite”, “Não vale A Pena”, “Táctica lírica”, “Deus”.
Enquanto estiveram no auge da carreira, os SSP gravaram cinco discos, 99% de Amor (1996), Odisseia (1998), Alfa (2000), Amor e Ódio (2003) e Momento da Trajectória (2006), este último que marcou o “fim” da carreira do grupo.
A independência Nacional foi proclamada a 11 de Novembro de 1975 pelo nacionalista António Agostinho Neto que, na sequência, se tornou no primeiro Presidente da Angola.
A jornada alusiva à efeméride iniciou no dia 11 de Novembro de 2024 e termina a 31 de Dezembro do ano em curso, com actividades descentralizadas em todas as províncias e missões diplomáticas e consulares de Angola.
Deixe um comentário