Figuras de Lá

Figuras de lá – Edição nº266

Graça Machel
APAZIGUADORA!

Vimos Graça Machel no período pós-eleição do Presidente da República de Moçambique intervir em multidões partidárias onde preparavam pelejas a condenar os actos.Como cidadã consciente e patriota moçambicana, reclamava a não agressão entre os jovens fundamentalmente.
A luta, ou melhor,o diferendo entre cidadãos pode ser ideológico e partidário mas nunca luta física ao ponto de aleijarem ou matarem-se e a apaziguadora agiu corretamente pela nação moçambicana. Parabens senhora Graça Machel e auguramos que o povo moçambicano o enalteça a vossa atitude cidadã.

********************************************************

Paul Kagame
FALSIDADES

Paul Kagame, Presidente do Rwanda ao certo não sabe o que é conversar com o vizinho com a intermediação de um colega; no caso, ele, Paul Kagame é acusado por Ettiene Tchissesseki,Presidente da RDC,de ajudar os insurrectos congoleses agrupados em uma força militar apelidada F33. Na África e no mundo acredita-se que Paul Kagame não pode mentir das relações com o F33 para se explorar a riqueza congolesa,notadamente o cobalto que se vende ao Ocidente.O intermediador,dizem as notícias, tem as queixas da RDC e aconselhou Kagame a sair do país vizinho que passeia ilegalmente. Mas não acedeu afirmando lengas lengas como falsidades que não colhem

********************************************************

George Weah
FOLGADO!

George Weah, depois cumprir o seu mandato de Presidente da República da Libéria é um cidadão folgado, a interagir com os cidadãos do seu país.Como jogava futebol na Europa, Weah conquistou o carinho, o afago do seu povo ao ponto de brincar e jogar com eles. Na África, Weah deu exemplo aos caquéticos presidentes-sobas que um dia foi eleito mas engendra manobras de ficar Presidente vitalício.

********************************************************

Filipe Nyussi
ATRAPALHADO!

Acabou de deixar a presidência da República de Moçambique através de eleições que o seu colega de partido, a Frelimo, ganhou. Filipe Nyussi e o quarto cidadão moçambicano a ocupar a presidência e na sociedade consideram-no o pior Presidente;é atrapalhado e quando fala em público desdiz sobre a situação do país. Ainda bem, dizem os moçambicanos, Nyussi não continua Presidente como queria forçar o mandato por terceira vez. Filipe Nyussi não vai deixar saudades ao Povo ao contrário, para sorrir das suas calinadas na governação.

********************************************************

Ibrahim Traore
DETERMINADO!

Jovem e tornado Presidente do Burkina-Fasso, Ibrahim Traore dirigiu um golpe de estado contra os antigos governantes burkinabes, a cidadania está com ele na governação. Determinado, brigou com os dirigentes franceses na luta dos interesses e produtos naturais do Burkina-Fasso e ganhou. Ibrahim não aceita a atitude da França para subjugar as antigas colônias em África e inclusive inventou o dinheiro,o Franco CFA, para gerirem os seus países com o beneplácito do patrão colonial. O apito tocou por Ibrahim e outras antigas colônias da França estão a gigantar-se com efeito Burkinabe na África francofana e no mundo.

********************************************************

Papa Francisco
INCONFORMADO

O Papa Francisco assume-se como inconformado pela situação do Mundo com guerras na Europa,no Médio Oriente,na África,confusões e invasões,enfim… O máximo da igreja católica no Mundo pede aos fiéis para rezarem por todos que perderam a vida pelos confrontos militares e pelas invasões nos seus respectivos países. Na verdade,os nossos países estão em crise,muita pobreza,tanta pobreza no mundo que ,ao se persistir,estaremos eliminados.

********************************************************

Rahul Gandhi
PARLAMENTO

O principal rival do Primeiro Ministro indiano, Narendra Modi, Rahul Gandhi foi indicado para liderar a oposição na próxima legislatura. O Secretário Geral do Partido do Congresso, K. C. Venugopal anunciou que Rahul Gandhi foi indicado como líder da oposição, cargo que permaneceu desde 2014. Rahul Gandhi, de 53 anos, filho do ex-Primeiro Ministro Rajiv Gandhi e da política Sônia Gandhi, neto da antiga Primeira Ministra Indira Gandhi e bisneto do antigo Primeiro Ministro Jawaharlal Nehru, foi reeleito para o Parlamento indiano pelo distrito eleitoral de Wayanad, no Sul do País. O Partido do Congresso, a formação política da dinastia Nehru Gandhi que, durante décadas foi dominado na India-perdeu o poder sob a liderança de Rahul Gandhi e sofreu a sua terceira derrota eleitoral contra o Partido Nacionalista Hindu
do actual Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário