O Huíla Fashion Week, cujo desfile reuniu, 40 manequins, ficaram marcados pelo glamour e ousadia, através da exibição de trajes de gala originalmente feitos em Angola, por oito estilistas, na sua maioria do Lubango.
Por questões de programação e sob alçada da agência Vitória Models, de Vitória Garcia, o desfile que tradicionalmente acontece em Agosto, nas Festas da Senhora do Monte, foi excepcionalmente realizado em Setembro. A noite abriu com o desfile de manequins em trajes de noivas, seguido de uma homenagem ao Lubango, em que foi passado um vídeo que reverencia a multifacetada cidade, desde as suas crenças, gastronomia, francesa, cultura e etnias.
O mais aplaudido da noite foi o estilista Joffer Cardoso, pela ousadia e excentricidade nos modelos com material brilhante, mas antes tinham passado pelo palco manequins com as produções de Muteka, em estilo combinado com a samakaka, típico tecido da região. Seguiram-se Edú Veste e Eliane Victorino, o primeiro com traje de gala para homens e para mulheres e a segunda com roupas de verão descontraídas, no evento cujo tema foi “Forever” e visou elevar o nível da moda angolana, promover o estilo e a criatividade, assim como desenvolver oportunidades de negócios para profissionais da moda e reverenciar a cultura local através da moda.
O administrador do Lubango, Lisender André, ressaltou a resiliência da promotora e admitiu ser um certame que eleva o nome do município de forma positiva. A Vitória Models homenageou vários órgãos de comunicação social que a acompanham nesses 25 anos de actividade, como a ANGOP, TPA, TV Zimbo, Rádio Kianda, RNA e as instituições nomeadamente o Governo da Huila, Polícia Nacional, de entre outros parceiros.
O Huíla Fashion celebra a identidade cultural angolana e, ao mesmo tempo, busca posicionar a moda angolana no cenário internacional, não obstante, tratar-se de um evento anual de moda que ocorre na província da Huila.
Deixe um comentário