Cultura

Ministros de Cultura do G20: ANGOLA MARCA PRESENÇA NO BRASIL

Escrito por figurasnegocios

Angola esteve presente na reunião de ministros de Cultura do G20, no Brasil. O evento que decorreu sob o lema “por um mundo justo e um planeta sustentável“, foi elaborado a Declaração de Salvador da Bahia dos ministros de cultura do G20. O documento aprovado durante a reunião reforça o papel transformador da cultura na construção de uma sociedade global mais inclusiva, justa e sustentável reuniu ministros de países membros do G20 (grupo formado pelas principais economias do mundo) de países convidados, dentre os quais de Angola e de representantes de organizações internacionais.

Quatro eixos temáticos de grande importância para o sector cultural foram discutidos pelos participantes como a diversidade cultural e inclusão social; cultura,ambiente digital e direitos autorais; economia criativa e desenvolvimento sustentável e preservação e promoção cultural e memória.

De acordo com a Declaração de Salvador da Bahia dos ministros da Cultura do G20, o primeiro eixo é o da Diversidade Cultural e Inclusão Social e nela foi ressaltada a promoção da diversidade linguística e cultural, especialmente para comunidades indígenas e tradicionais e o papel da educação artística na construção de uma sociedade inclusiva.

No segundo eixo Cultura, Ambiente Digital e Direitos Autorais, foi reconhecida a transformação digital na promoção da diversidade cultural; o impacto da inteligência artificial nos sectores culturais, a importância dos direitos dos criadores;a necessidade de um ambiente digital inclusivo e a necessidade de proteção dos direitos culturais e dos profissionais do sector.

Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável é o terceiro eixo e foi realçado o impacto econômico dos sectores culturais e criativo. A necessidade de condições de trabalho decentes para profissionais da cultura; a promoção da cultura como um objectivo de desenvolvimento sustentável na Agenda pós-2030 e a importância da integração da cultura nas estratégias de mitigação das mudanças climáticas.

O quarto e últimos eixo é o da Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural e Memória foi destacada a importância da cooperação internacional como forma de combate ao tráfico ilícito de bens culturais;a proteção do patrimônio cultural contra desastres e mudanças climáticas e a devolução de bens culturais aos países de origem.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário