Figuras de Cá

Figuras de Cá – Edição nº 225

Demarte Pena
De Pompa e Circunstância!

Demarte Pena, pugilista angolano que vive na África do Sul reinvindicou do Presidente João Lourenço uma atenção a ele porque ganhava os combates com os seus adversários e exibiu os seus troféus. Pois bem,chegado a Luanda Demarte foi recebido pelo Ministro dos Desportos que, de certeza distinguiu-lhe de bens materiais que recentemente pediu ao governo de João Lourenço que o homenageou. No fundo, Demarte Pena, filho de Salupeto Pena que morreu nas lutas fratricidas de Angola, ganhou o combate agradecendo ao povo angolano representado pelo Presidente da República e empatia geral.

****************************************

Elizabeth Rank Frank
Mais Valia

Elizabeth Rank Franck, mais afamada de Comandante Bety está reformada no Comando Geral da Polícia mas a Sociedade reconhece os seus préstimos na corporação policial. Reinvindicam o cargo para a Comandante Bety no comando da Polícia Nacional quanto seja de Conselheira do Ministro do Interior ou do Comandante Geral da Corporação que viu crescer Bety Franck na função de gestora dos polícias na ética, organização profissional dos polícias que cada dia e mês continuam a preencher o Comando Geral e provinciais do País. A disciplina, dizem as nossas fontes, a actuação de Bety Franck e mais valia para aconselhar quer o Comandante Geral da Polícia como o Ministro do Interior na perspectiva da remodelação da corporação como o ministério do Interior que carece, como indicava o Presidente da República, de organização e disciplina no seu dia-a-dia.

****************************************

Helena Bonguela
disciplina

Helena Bonguela é a presidente da LIMA, organização feminina da UNITA, eleita no congresso da organização. Promete disciplina e organização no comando das mulheres da Unita na mira de acompanhar o seu partido na consolidação da democracia partidária e,em suma,na integração da Sociedade angolana. Experiente, debateu-se denodadamente na luta pela liderança da Lima e ganhou as demais, Helena Bonguela deseja que as mulheres se tornem concorrentes dos homens na condução do país.

****************************************

Eugênio Laborinho
suspeições

Eugênio Laborinho foi exonerado pelo Presidente da República por suspeita de colaborar com o tráfico de combustíveis para a República Democrática do Congo.As suspeitas dão a Laborinho conluio com familiar directo de João Lourenço e, ademais, é acusado de nepotismo e compadrio na gestão do ministério do Interior e por arrasto dos departamentos que dependem do Ministério do Interior, como o SME, o SIC e o Comando Geral da Polícia. Laborinho funcionou anteriormente na Segurança do Estado, anteriormente apelidada em DISA, posteriormente na direção dos Bombeiros e até hoje no ministério do Interior, como Secretário de Estado e Ministro. No intervalo dos Bombeiros ao Ministério do Interior, Eugênio Laborinho foi nomeado e dirigiu a Província de Cabinda no consulado de João Lourenço.

****************************************

Fernando Miala
Poderoso!

Quem subiu aos pincarus da governação do País é Fernando Miala, Director do SINSE que cedeu os seus dirigentes para o ministério do Interior, notadamente do SME e o SIC além de um colaborador de Miala, Manuel Homem alcandorado como substituto de Laborinho na gestão do órgão. Até então Laborinho e Miala só relacionavam profissionalmente sobretudo nas orientações do Presidente da República; não privavam conversas de lana e caprina como acontece com colegas na profissão. Por isso, como comentam os observadores deles, Fernando Miala ganhou o confronto na governação e na confiança de João Lourenço, Presidente da República.

****************************************

General Francisco Furtado
Coragem!

Dirigir a comissão ministerial sobre o crime organizado de contrafação de combustível até a RDC era uma questão ingrata,como apontam que ministros,generais,governadores,administradores municipais e autoridades tradicionais estão envolvidos no negócio mas Francisco Furtado fê-lo atendendo a ordem que o Presidente da República deu.Não faltam repulsas ou críticas contra ele que denunciou os integrantes do contrabando de combustíveis para a RDC mas Furtado faz ouvidos mocos sobre intenção de o manchar negativamente.

****************************************

Henrique Miguel (Riquinho)
ImpulsIONADO!

A notícia é essa:Henrique Miguel habituado a realizar espetáculos musicais,resolveu candidatar-se como Presidente da Federação de Basquetebol cuja eleição decorrerá em Dezembro próximo.Ja está em campanha e Henrique Miguel não dispensa os seus amigos de Cabinda ao Cunene para o ajudarem a concorrer no pleito eleitoral mas não dispensa de reinvindicar ao governo de João Lourenço o pagamento das distintas manifestações culturais da sua empresa que fez ao interesse dos governos que o MPLA formou.E a história repete-se:amigo é Amigo mas os negócios devem ser à parte.

****************************************

Cavizita Lemos
Madame dAS missES

A empresária Cavizita Lemos é a Presidente do Comitê Miss Luanda cuja cerimônia de eleição da Miss se realizou num destacado hotel na capital. Conversadora e dinâmica a empresária deu show à parte começando uma maratona para falar do concurso de beleza e oferecer antes prendas as apresentadoras de televisão e jornalistas de rádio,tv e jornais fazendo marqueting directo.Uma oportunidade que Cavisita Lemos inovou no Comitê que andava apagadíssimo durante anos. Parabéns Cavy pelo teu desempenho no Comitê Provincial Miss Luanda.

****************************************

Paulo Flores
a lenda do semba

O músico Paulo Flores realizou uma digressão as províncias de Angola que certamente a comunidade não conhece mas dança e canta as canções do músico que está estabelecido em Lisboa, Portugal e vem de tempos a tempos a Luanda, sua terra natal. Paulo cantou e encantou durante o mês de Outubro acompanhado com os seus convidados, Yuri da Cunha e o rapper Prodígio. Houve farras nas províncias onde a caravana de Paulo Flores passou e viva a música de Angola e os músicos patriotas e solidários.

****************************************

Navita Ngolo
Apagada?

Deputada pela Unita no parlamento nacional,Navita Ngolo perdeu o seu fôlego na actuacao politico-parlamentar que se discute na sociedade. Na verdade,Navita Ngolo encarnou a política no seu Todo mas no segundo mandato de João Lourenço a sua performance claudicou haja vista que o seu empenho terá menos tempo para actuar no partido,no parlamento e na sociedade,mormente no programa semanal da RNA “Política no Feminino” que a absorve muito tempo.

****************************************

Rui P. de Andrade
Dinamismo

Sempre mostrou-nos dinamismo no trabalho onde os superiores hierárquicos dele nomeiam-lhe, quer seja o seu Partido como no governo, Rui Pinto de Andrade faz jus à sua responsabilidade profissional. E no Ministério do Desporto e Juventude faz muito e qualquer coisa que essas disciplinas exigem.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário