Dá pelo nome de A390_β e é uma antevisão do futuro fastback desportivo da Alpine e que será um A110 de cinco lugares. Deste concept car de que falamos agora será um passo até à produção em série em 2025. O veículo será construído na fábrica de Dieppe, em França e os três motores elétricos de diferentes potências virão da fábrica de Cléon e as bateriais serão montadas em Douai.
O concept car que dá uma visão futura do A110, é o A390_β, sendo que o A é a nomenclatura Alpine, o 3 é a dimensão do automóvel e o 90 refere-se aos automóveis polivalentes de uso quotidiano da marca. E, por último, a letra grega beta refere-se à fase intermédia de desenvolvimento, antes do lançamento oficial do automóvel de produção. Tal como o concept car Alpenglow, apresentado no Salão Automóvel de Paris de 2022, o A390_β inspira-se nas cadeias montanhosas dos Alpes. As rochas, os minerais e a neve são elementos naturais que alimentaram o design e a escolha dos materiais, conferindo-lhe a sua força de carácter.
Com base na sua herança e no seu ADN de competição, a Alpine propõe uma criação emblemática do “savoir-faire” francês, uma mistura perfeita de ousadia e inovação. Numa altura em que o transporte com baixo teor de carbono se torna essencial no sector automóvel, o Alpine A390_β é mais do que uma mera promessa, pois demonstra o compromisso da marca Alpine com o desportivismo topo de gama, estimulante e sustentável.
O destaque para este novo bólide vai para a aerodinâmica que ganha um ar ainda mais desportivo. Na frente temos uma “ponte voadora” que melhora o fluxo de ar sobre a parte superior do automóvel, a par da grelha micro-perfurada que orienta o ar da melhor forma possível, enquanto as largas grelhas laterais criam um cortina de ar para acelerar o fluxo natural. Na traseira, a luz sublinha os elementos aerodinâmicos do concept car. Não podemos esquecer a “barbatana de tubarão”, e que é uma referência nos Alpine que correm em Le Mans e que é sinónimo de fluidez e estabilidade.
Diretamente inspirado na Fórmula 1, o volante do A390_β é compacto, técnico e preciso. Apresenta duas geometrias diferentes, permitindo aos condutores alternar entre o mundo da condução quotidiana e o da desportividade extrema. O condutor coloca um cristal de gelo (como uma chave) no centro do volante para dar vida ao automóvel. Como uma jóia, é inspirado nos cristais que se encontram nas altas montanhas. Sela o famoso logótipo da seta em A da Alpine, como se estivesse mergulhado em gelo. Derivado da F1, o botão OV ou “overtake” (ultrapassagem) – já presente no volante do A290 – permite que, com um leve toque, a potência total do motor seja fornecida instantaneamente. Outros botões permitem modificar a suspensão hidráulica, dosear a travagem regenerativa e adaptar os modos multimédia.
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