Nesta edição publicamos na rubrica Dossier as condecorações, pelo Presidente da República João Lourenço, as figuras nacionais, africanas e no mundo, que se destacaram pela independência de Angola e pela paz e desenvolvimento do país. Despontam os percursores da luta anticolonial e o resgate da independência de Angola que nasceu no dia 11 de Novembro de 1975 que faz 50 anos no percurso como país independente e dono do seu próprio destino como República Popular, primeiro, como Democrático: Agostinho Neto, Presidente do MPLA e, por consequência proclamou a independência do País e formou o primeiro governo de Angola independente; Holden Roberto, Presidente da FNLA e Jonas Malheiro Savimbi, da UNITA.
A nação conheceu os condecorados pelo Presidente da República e aplaudiu os seus feitos como mérito de um povo decidido para encetar um País de paz e pelo seu desenvolvimento sustentável e harmonioso. Dai o porquê da proclamação, pelo Presidente João Lourenço, do início da Reconciliação Nacional porquanto os angolanos estavam desavindos desde o período da luta anticolonial onde os três movimentos de libertação de Angola são culpados de acirrar contendas fratricidas.
É evidente que o passado conta para a história de Angola como legado que os entendidos devem contar para a geração vindoura e ao mundo curioso de saber como o povo angolano passou desde antanho até agora na reconstrução e no desenvolvimento sustentável de um país que tem na sua terra riquezas naturais atrativas pelas potências ocidentais.
Cabe também a nós, órgãos de comunicação, divulgar e desafiar às figuras que integraram na luta por e pela Angola promissora que queremos, Povo Angolano, na perspectiva da reconciliação que deve vingar. E isso que fazemos nesta edição como outras como editamos e aqueloutras que publicaremos na ânsia de descobrirmos o que nos une. Da política até ao desporto, passando pela economia e a saúde & bem-estar trazemos uma emenda diversificada e atraente aos nossos leitores.
Boa leitura!


Deixe um comentário