Vítor Norinha
vnorinha@gmail.com
A economia europeia, e em particular a zona euro, está a ser duramente atingida pelas mudanças políticas no mundo ocidental e pelas incertezas geradas pela administração americana, avança o segurador espanhol Crédito y Caución. A instituição financeira estima que a zona euro tenha um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) modesto este ano, da ordem dos 1,1%, para cair dramaticamente para 0,8% em 2026.
A nível mundial a companhia de seguros também espera crescimentos modestos, com o PIB mundial a subir apenas 0,4% em 2026, depois de projetar uma evolução negativa este ano em 0,2%. E mesmo a inflação média europeia que tem vindo a cair, poderá inverter essa situação perante uma eventual escalada nas tensões comerciais entre a Europa e os EUA. Aliás, a Reserva Federal norte-americana fez um corte simbólico de 0,25 pontos percentuais na taxa de juro principal, enquanto Banco Central Europeu, a autoridade monetária na zona euro, travou a descida de juros, mantendo-se a taxa diretora nos 2%, e há analistas que antecipam uma subida de juro no final do 1º trimestre de 2026 para controlar uma nova subida da inflação.
Também a economia norte-americana tem um desenvolvimento fraco, com as previsões de crescimento a caírem sistematicamente, situando-se o crescimento do PIB no final do ano em 1,5%, e de 1,8% em 2026, níveis incapazes de gerar maior criação de riqueza e de emprego.
Referem os analistas do Crédito y Caución que a “errática política económica e comercial dos EUA está a conduzir à volatilidade financeira, a uma menor confiança nas instituições norte-americanas e a uma perspetiva pessimista para a evolução do comércio mundial”. Estamos a assistir a um menor consumo das famílias e empresas, nomeadamente em hotéis e restaurantes, refere a mesma fonte.
Num cenário de guerra comercial semelhante ao de abril último, a economia mundial sofreria uma paralisia quase total em 2026, afirmam. Antecipam que a “incerteza geopolítica persista, mesmo que a política comercial estabilize”.
Deixe um comentário