Actualidade • Balaio dos Prazeres

À base de banana e sabonete de gengibre: ALUNOS DE PETROQUÍMICA poduzem VINHO BRANCO

Escrito por figurasnegocios

O engenho e a criatividade marcaram a IV Edição da Feira do Aluno Inventor, Criador e Empreendedor, promovida pela Secretaria Provincial da Educação. Entre os destaques do evento esteve a apresentação deum inovador Vinho Branco à base de banana e de um sabonete medicinal de gengibre, ambosdesenvolvidos por alunos finalistas da 14.ª promoção do curso de Petroquímica do Instituto MédioPolitécnico de Chiazi.

O projecto surge como uma resposta directa a um problema económico crónico na região. Segundo aluna Josefa Pitra, porta-voz do grupo de inventores, a criação do vinho foi impulsionada pelo fortepotencial produtivo de Cabinda e pela necessidade urgente de evitar que toneladas de banana seestraguem nos campos devido a dificuldades de escoamento.

O objectivo dos jovens é promover a inovação na agroindústria e gerar alternativas de autoemprego. Paratransformar a banana em vinho branco, os estudantes aplicaram os seus conhecimentos de química em Três etapas fundamentais: colheita, moagem/filtração e engarrafamento.

O processo exige rigor. A fruta é deixada a fermentar durante 10 dias para converter os açúcares naturaisem álcool. Para afinar as propriedades organoléticas e garantir a conservação, o grupo utilizou cana-de-açúcar para potenciar a concentração de açúcares, uma colher e meia de essência de baunilha para o perfilaromático e uma adição controlada de aguardente ("Três Maria") para estabilizar o teor alcoólico. Antesde receber luz verde para provas sensoriais, a bebida engarrafada foi submetida a um segundo período defermentação de 5 dias.

Paralelamente, a equipa apresentou o protótipo de um sabonete ecológico de gengibre, formulado compropriedades dermatológicas para remover manchas e combater irritações na pele.Outro grande destaque da feira do aluno inventor foi a apresentação do protótipo de um sistema deaproveitamento de óleo lubrificante criado por um grupo de alunos do curso de manutenção mecânica,também finalistas do Instituto Médio Politécnico de Chiazi.

O objectivo é diminuir os impactos ambientais e aumentar o processo ecológico. A criatividade estudantilse estendeu nos sectores da construção civil, energias renováveis, urbanismo e ambiente e agropecuário.

As inovações captaram a atenção das mais altas figuras do Governo Provincial presentes no evento. OSecretário Provincial da Educação, Boaventura Macaia, enalteceu o impacto prático do ensino técnico-profissional na província, encorajando os alunos a aprofundarem as suas pesquisas científicas de modo acriar dossiers de negócio capazes de atrair investidores locais e externos.

Por seu turno, o Vice-Governador de Cabinda para o Setor Político e Social, José Cumbo, assumiu umcompromisso público com a juventude inovadora. O governante assegurou que todos os expositores comprojectos focados no desenvolvimento sustentável e na diversificação económica merecerão oacompanhamento institucional e os devidos apoios por parte do Governo Provincial.

©  Kutunga Mídia

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário