Cultura

Álvaro Macieira EXPÕE OBRAS DE PINTURA NOS EUA

Escrito por figurasnegocios

Trazendo diversos temas da realidade angolana, a Exposição “Remember Angola-50 Anos de Independência”, de autoria do artista plástico Álvaro Macieira, esteve patente na cidade de Houston, Estados Unidos da América, no quadro das celebrações do jubileu da independência nacional.
A mostra reuniu uma série de obras através das quais o poeta, jornalista e artista plástico Álvaro Macieira exalta a memória e a força da Nação, assim como eleva o génio criador angolano num dos mercados m a i s c o m p e t i tivo s d o mundo, com destaque para uma inédita colecção de selos que exaltam os 50 anos da Independência Nacional.
Numa série composta com mais de duas dezenas de obras pintadas no seu ateliêr, em Luanda, Álvaro Macieira reservou uma tela em branco, com relevos, em que se pode ver duas pombas brancas simbolizando a Paz, com o título “Angola 50 anos de Independência, 1975-2025”, que foi assinada pelas diversas individualidades que prestigiaram a exposição para eternizar esse momento de celebração da soberania angolana.
“Procuro sempre proporcionar esse momento para que as pessoas registem a sua passagem na exposição e expressem a sua sensação sobre as obras e apreço pelo artista. Embora seja um acto simples, mas é revestido de grande simbolismo, e desta vez foi ainda mais elevado porque reuniu-nos para celebrarmos o momento mais alto da nossa História”, sublinhou.
Álvaro Macieira, que esteve na cidade de Houston a convite da Embaixada de Angola nos Estados Unidos e do Consulado Geral de Angola em Houston, trocou experiências com diversas figuras do circuito das artes visuais naquele país, que se mostram entusiasmadas pelo labor estético e beleza cromática, assim como a presença dos artefactos representativos do mosaico cultura nacional na obra do artista.
“Estou a cumprir uma agenda muito rica. Estou satisfeito com os resultados e possíveis parcerias com galerias que poderei estabelecer aqui nos Estados Unidos da América”, realçou o artista.
Uma das figuras mais proeminentes do circuito cultural do país, Álvaro Macieira é um dos nomes obrigatórios das artes plásticas, como artista e coleccionador.
O trabalho apresentado nos Estados Unidos da América reflecte um ciclo de importantes exposições que o artista tem vindo a desenvolver desde Fevereiro do ano passado, que visa celebrar os 50 anos da Independência, respectivamente “Kina Muta – Muta Kina”, “Angola Kiesse”, Inspiração em Sagrada Esperança” e “Entre Marés e Memórias, Sinfonia de Afectos”, esta última em conjunto com Albino da Conceição.

Por: Venceslau Mateus

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário