Joseph Kabila
PRISÃO PERPÉTUA
Afinal, a justiça congolesa arrependeu-se ao decretar a pena de morte por traição ao antigo Presidente da RDC, Joseph Kabila e pediu pena de prisão perpétua.
Recorde-se que Kabila foi sucessor do seu pai falecido em Kinshasa e nasceu no Rwanda, a terra da sua mãe. Dai o porquê de Joseph Kabila se juntado aos rebeldes do M23 que obedecem ao regime ruandês na luta contra o governo de Tchissekedi.
A justiça entendeu, e bem, como dizem observadores políticos de África, que Kabila traiu a comunidade congolesa e vai à prisão perpétua, ao contrário que antes decretaram.
*****************************************
Vladimir Putim
LINHA DURA
Vladimir Putim, Presidente da Rússia em confronto com a Ucrânia, mandou recado aos países europeus, a OTAN nomeadamente: ”Aconselho-vos a não provocar a Rússia; isso sempre termina mal para os provocadores. Não sou dizendo, a história se conta por conta própria. Em mais de mil anos de história nenhum dos que tentaram destruir a Rússia saíram ilesos. ”
Conclusão:a guerra Rússia contra Ucrânia ajudada pela OTAN vai continuar sempre, sempre e até sucumbir o país invadido.
*****************************************
Paul Biya
PRESERVATIVO!
O Presidente dos Camarões, Paul Biya decidiu concorrer para a sua sucessão. Com os seus 92 anos de idade e há 42 na presidência dos Camarões, o curioso é que a imagem da campanha do velho Presidente está bem estampada em sacos de produtos alimentares onde se salienta o arroz e preservativos para oferecer. Com a cara do velho Presidente! Outra curiosidade da campanha do velho Presidente: Brenda Biya, filha dele, surpreendeu o País ao pedir publicamente que os cidadãos não votem no seu Pai nas eleições presidenciais de Outubro. Num vídeo divulgado nas redes sociais, Brenda afirmou já não se considerar parte da família presidencial e garantiu que recusará qualquer apoio proveniente dos pais. ”Peço desculpa aos camaroneses pelos danos causados pelo meu pai. É tempo de mudança”.
– declarou Brenda, apelando ao fim do regime de Paul Biya, actualmente o líder mais velho em funções no mundo.
*****************************************
Julius Malema
CONDENADO
Julius Malema, líder político da oposição sul-africana é condenado por disparar uma arma em comício político. Malema foi considerado culpado no final de Setembro, por violar as leis de armas de fogo em um incidente de 2018, no qual foi filmado disparando um rifle num comício político. O político inflamado, que lidera o partido de oposição Economic Freedom Fighhters, foi acusado de contravir a Lei de Controle de Armas de Fogo. O seu ex-segurança, Adriaan Snyman, que teria entregado a arma a Malema, também foi acusado mas foi considerado inocente. Malema afirmou que isso prova que o magistrado é racista, porque Snyman é branco.
Em sua defesa, Malema afirmou que a arma no vídeo era “uma arma de brinquedo”, mas isso foi rejeitado pelo magistrado Twanet Olivier.
Daniel Chapo
REDES SOCIAIS
O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo revelou, durante uma entrevista ao Canal ONU News uma “bomba” que explodiu no mundo inteiro não só em Moçambique. O que foi? “Sou avesso às redes sociais”. E, então moçambicanos como vivem com o Chefe de Estado contra as redes sociais?
*****************************************
Filipe Nyussi
BUSINESS MAN
É verdade, o antigo Presidente da República de Moçambique Filipe Nyussi vai apresentar-se na sociedade como empresário. Natural de Cabo Delgado, Nyussi foi o mais fraco presidente de Moçambique e a sua conduta como empresário não pode ser como anteriormente na condução do País, fraca e indolente. Mas a prática nos dirá. Salvo as suas calinadas, parabéns empresário Filipe Nyussi.
*****************************************
Sanae Takaichi
DAMA DE FERRO
Sanae Takaichi será a primeira mulher a liderar o governo do Japão. Ultra-conservadora, protegida do antigo primeiro-ministro Shinzo Abe, admiradora confessa de Margaret Tatcher, a nova líder do partido no governo do Japão será provavelmente a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-Ministra do país. Mais mulher que aumenta a lista de dirigentes femininas no mundo onde Angola é integrada. É caso de dizer. Viva as mulheres dirigentes do mundo!
*****************************************
William Ruto
CONTRA A ONU
“Eu vou liderar uma delegação de líderes africanos para retirar-se das Nações Unidas se a África não receber uma cadeira permanente…. Chega de desrespeito” – palavras do Presidente da República do Kenia ameacando retirar-se das Nações Unidas. Em suas palavras: ”Vocês não podem alegar ser as Nações Unidas enquanto ignoram as vozes de cinquenta e quatro nações, é impossível. A África não permanecerá mais à margem da governação global enquanto decisões sobre a paz, segurança e desenvolvimento são tomadas sem nossas perspectivas e a nossa voz. Excluir a África não é apenas inaceitável, injusto e grosseiramente injusto, isso mina a própria credibilidade desta organização.
A África domina grande parte da agenda do Conselho de Segurança, fornece alguns dos maiores contigentes de paz da ONU e arca com os custos mais pesados da instabilidade. No entanto, continuamos sendo o único continente sem única cadeira permanente”.
*****************************************
Cyril Ramaphosa
VISIONÁRIO
O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa está a transformar o seu país num exemplo global com o Gautrain, um dos maiores projectos de infra-estrutura do continente.
Este sistema de transporte rápido e moderno liga Joanesburgo, Pretória e o Aeroporto Internacional OR Tambo, revolucionando a mobilidade urbana, impulsionando a economia e provando a excelência africana em engenharia. O mundo está a observar. A África do Sul mostra que África pode construir infraestruturas de classe mundial e liderar com inovação.
*****************************************
Teodorim Nguema
FORTUNA!
Teodorim, vice-Presidente da Guiné Equatorial, filho do Presidente, perdeu rapidamente a sua fortuna de carros de luxo que estavam na Suíça. Ao todo, destacam-se 7 Ferraris, 3 Lamborghini. A Suíça confiscou e vendeu 25 carros de luxo pertencentes à Teodorim por 21, 6 milhões de Euros. O dinheiro, segundo garantias oficiais, será doado aos serviços de saúde para os mais vulneráveis na Guiné Equatoral.
*****************************************
Samia Hassan
SOZINHA!
Samia Suluhu Hassan, a toda poderosa “Mama Sumia”, como lhe chamam na sociedade, parece querer manter-se no poder, da Tanzânia, nas eleições para a sua sucessão. O líder da oposição na Tanzânia está preso por exigir reformas na comissão eleitoral.
O país vai à eleição presidencial em 29 de Outubro deste ano e o líder da oposição enfrenta acusações de “traição à pátria”e começará a ser julgado em 10 de Outubro. Organizações de direitos humanos afirmam que as acusações têm, claramente, motivação política e visam afastá-lo do jogo, deixando a “Mama Sumia” à vontade e, enfim, ganhando à moda africana. Ou seja, querer manter-se no poder a todo custo.


Deixe um comentário