O conglomerado francês da indústria automóvel, a Stellantis, que tem marcas como a Peugeot, Citroen, Jeep, Opel, Fiat, Alfa Romeo e outras, anunciou um investimento global de 5,6 mil milhões de euros, o equivalente a 6,1 mil milhões de US dólares, em projetos na América do Sul. Este é, desde já, o maior investimento da indústria automóvel na região.
O objetivo é apoiar cerca de 40 novos produtos, desenvolvimento e produção de tecnologias de descarbonização e novas oportunidades de negócio. A Stellantis mantém ainda o objetivo de zero emissões líquidas de carbono estabelecido no plano estratégico Dare Forward 2030, a par do plano de manter a liderança de vendas no setor automóvel no Brasil, onde detém uma quota de 31,4% das vendas totais no país, e uma quota de 23,5% em todo o mercado da América do Sul.
Refere em nota o CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares, que a América do Sul “assumirá um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade, em conjunto com os nossos funcionários, a nossa cadeia de abastecimento e os nossos parceiros”.
Entre os projetos a desenvolver pela Stellantis na América do Sul está o das tecnologias de vanguarda bio-hybrid, que combinam a eletrificação com motores híbridos alimentados por biocombustíveis, caso do etanol, em três níveis diferentes. Betim, no Brasil, é o centro global de especialização da empresa para a tecnologia bio-hybrid e, recorde-se, a marca Fiat, que está sob a alçada da Stellantis, foi pioneira no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustível que utilizam 100% de etanol. Está previsto que a região venha a produzir no futuro, um veículo elétrico a bateria (BEV).
A tecnologia bio-hybrid pode ser integrada em vários modelos fabricados pelo grupo Stellantis, sendo compatível com todas as linhas de produção da empresa na região, sendo que a referida tecnologia é suportada por três grupos motopropulsores híbridos que serão gradualmente produzidos e introduzidos no mercado sul-americano. De acordo com uma informação oficial estas tecnologias incluem bio-hybrid, transmissões eletrificadas de dupla embraiagem bio-hybrid, bio-hybrid plug-in e BEV (100% elétrico). O grupo tem previsto lançar no mercado as novas tecnologias no final deste ano.
Em termos históricos a Stellantis é líder automóvel no Brasil, Argentina e Chile com mais de 878 mil veículos vendidos na América do Sul. A marca mais vendida no Brasil e na América do Sul é a Fiat, com destaque para a pick-up Fiat Strada. Em termos de investimento recente na região destaca-se a compra de 19,9% da Argentina Litio y Energia e que visa a criação de um cluster de materiais de bateria sustentáveis. A Stellantis já tinha adquirido a Norauto e a Dpaschoal e que lhe permitiu expandir a parte de distribuição e do setor pós-venda.
Deixe um comentário