Figuras de Lá

Figuras de lá – Edição nº266

Roberto Carlos
acidente assustador

O cantor brasileiro Roberto Carlos sofreu um acidente de viação na madrugada de domingo (14), em Gramado, no sul do Brasil, durante as gravações do tradicional clipe de fim de ano da TV Globo. Segundo a emissora, o artista e outros três membros da equipa foram encaminhados para uma unidade hospitalar, onde realizaram exames e tiveram alta pouco depois. De acordo com o portal G1, o acidente ocorreu quando o veículo conduzido por Roberto Carlos, um Cadillac de 1960, perdeu os travões numa subida íngreme. O automóvel acabou por descer de marcha-ré, atingindo três outros carros e uma árvore. Apesar do susto, não houve registo de feridos graves.


Sissoco Embalo
Azarado!

Saiu de Presidente da República da Guiné Bissau acusado de arranjar um golpe de Estado para sair e depois ficar mas a sociedade do País não o quer e, ainda por cima a polícia judiciária portuguesa parou no aeroporto Internacional de Lisboa, um seu emissário portando cerca de 5 milhões de Euros, presumivelmente de lavagem da droga que os comandados de Sissoco comercializam. Azar do homem que, fruto do alto cargo na Guiné Bissau, andava toda hora a viajar pelo mundo, de certeza não aceitam vigarice como os bissau-guineenses apelidam Sissoco.


Michael Jordan
gesto Solidário

Quando a ex-esposa de Michael Jordan, Juanita, por dificuldades financeiras, decidiu vender a sua antiga aliança de casamento, ela esperava apenas encontrar um comprador. Mas algo inesperado aconteceu: descobriu-se que Michael havia se preparado para essa situação muitos anos antes. Ele interrompeu a venda, redesenhou o anel acrescentando os nomes dos filhos e escreveu uma carta sincera na qual reconheceu os seus erros do passado. Depois, criou para ela um fundo fiduciário no valor de 2, 5 milhões de dólares e ainda abriu um centro de apoio familiar que leva o nome dela. E tudo isso ele fez não por amor, mas por respeito, responsabilidade e gratidão.


Yannick Bado
Visionário

Yannick Laurent Bado é considerado visionário para quebrar barreiras de criar a marca de pneus 100% feito em África. Chama-se jepeb o pneu do Burkina Faso e pronto para rodar por toda África! Isto é mais do que um pneu-e um símbolo da revolução industrial de África e do novo futuro ousado que estamos a construir juntos. Sob a liderança do Presidente Ibrahim Traore, Burkina Faso está a impulsionar a inovação e a auto-suficiência, provando que a engenhosidade africana é imparável. Parabéns Yannick!


Elon Musk
Trilionário

Isto é notícia destacável. Elon Reeve Musk, empresário, empreendedor, inventor e filantropo sul-africano, naturalizado canadense e estadunidense pode tornar-se no primeiro homem a alcançar uma fortuna de um trilião de Dólares. O aumento exponencial do dinheiro de Elon Musk realizou-se no negócio e não na política que queria adaptar-se como integrante da equipa governamental de Donald Trump nos EUA em que, pelos vistos, foi mal sucedido.


Félix Tshisekedi/Paul Kagame
de costas viradas

É verdade, os Presidentes do Congo Democrático, Félix Tshisekede e do Ruanda, Paul Kagame, vizinhos, jamais falaram concretamente sobre a situação do território que une os seus países porque partilham acusações sobre opositores que suportam. Aliás, a prova foi demonstrada no pseudo compromisso de Washington entre eles, sob proposta e comando de Donald Trump e os testemunhos de alguns líderes africanos, entre os quais do Presidente da República, João Lourenço. Na realidade, era o interesse dos minerais da República do Congo pelos EUA, a necessidade de Paul Kagame esconder-se no apoio de rebeldes congoleses que no leste lutam contra o exército de Tshisekedi que, afinal, teria nada à compensar-lhe. Que se diga a cerimónia de apresentação, pelos signatários, do acordo onde Tshisekedi não escondeu a sua decepção ante a “palhaçada compromissória de Washington”. Já foi no continente africano e esse de Washington reforçou que eles, Tshisekedi e Kagame jamais concordarão uma cooperação mútua.


Marcos Rodrigues
Parceria

O cabo-verdiano Marcos Rodrigues, empresário com interesses em Cabo Verde e em Portugal foi reeleito presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS). Marcos Rodrigues que já esteve em Angola em negócios, promete um modelo de parceria com o governo cabo-verdiano e também quer reforçar o papel das câmaras de comércio na modernização e no desenvolvimento sustentável.


Patrice Talon
Golpe Falhado?

A tentativa de golpe de Estado perpetada por um grupo de militares subalternos do Benim contra o Presidente da República Patrice Talon falhou pela ingenuidade e pouco empenho dos protagonistas e a pronta resposta dos leais do antigo comerciante bem sucedido e fez-se presidente do povo beninense. Na verdade, ouviram-se e escreveram-se notas acerca do pretenso golpe de estado no Benim, onde se destacam as forças armadas do bloco CEDEAO à frente do exército nigeriano e/ou a mão ocidental com Emmanuel Macron no comando mas o silêncio de Talon, salvo o comunicado governamental anunciando o falhado golpe de estado, mantém-se não obstante a guerra de palavras na Nigéria que se acusa o Presidente Bola Tinubu de “lacaio dos brancos”-uma referência a Macron. Mas a procissão ainda vai no adro.


Akon/Tomeka Thiam
“tiro saiu pela culatra”

Depois de 29 anos de casamento, a esposa de Akon, Tomeka Thiam, entrou oficialmente com o pedido de divórcio, exigindo uma indemnização impressionante de 100 milhões de Dólares. Mas aqui vem a reviravolta…. Dizem que Akon já esperava por isso e afirmava que ela só se interessava pelo dinheiro. Quando o tribunal analisou as suas contas, encontrou apenas 10 mil dólares! Acontece que a maior parte da fortuna de Akon estava muito bem guardada… na conta da mãe dele. Resultado: o apressado come cru.


David Hundeyin
zangado

David Hundeyin, renomado jornalista nigeriano, disse que a soberania da Nigéria acabou após o país bombardear o Benim em colaboração com a França.” “Bombardear o teu vizinho porque um branco, em Paris, te disse para o fazer. Realizar ataques aéreos contra um país africano irmão porque Emmanuel Macron quis, só a África do Sul do apartheid fez algo assim. Acabou”. – finalizou Hundeyin zangado com os dirigentes nigerianos, em primeiro lugar contra o Presidente Tinubu.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário